quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Prefeito defende em Brasília projeto de desenvolvimento sustentável para Ilhéus


O prefeito de Ilhéus, Newton Lima – acompanhado do secretário Municipal de Ações Regionais, Murilo Brito – foi recebido em audiência, segunda-feira (21), em Brasília, pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. Na pauta, dentre outros temas, a necessidade de elaboração de um projeto conjunto de desenvolvimento sustentável para a zona rural do município. O encontro foi agendado pelo deputado federal Valmir Assunção (PT), que tem prestado apoio nas ações no município junto aos governos Federal e Estadual.
Segundo Newton Lima, Ilhéus vem sendo contemplada com grandes somas em investimentos na área portuária, industrial, comercial e de serviços, porém é preciso instituir um novo vetor de desenvolvimento no campo que possa contemplar uma parcela significativa da sociedade, representada pelo homem do campo. “Temos o Porto Sul, que já é uma realidade, e uma gama de projetos a serem implantados, mas temos que contemplar todos os segmentos produtivos”, ressalta o prefeito de Ilhéus.
De acordo com o secretário de Ações Regionais, Murilo Brito, o ministro Afonso Florence ficou bastante interessado na proposta apresentada pelo prefeito Newton Lima e disse que está em perfeita sintonia com a política de desenvolvimento implantada pelo Governo Federal. Para Murilo, a proposta se encaixa perfeitamente no Programa Brasil Sem Miséria, que tem a finalidade de elevar a renda e as condições de bem-estar da população mais carente.
Na proposta apresentada pelo prefeito de Ilhéus ao ministro Afonso Florence, ficou enfatizada a manutenção de um “cinturão verde” de proteção ao meio ambiente e o incremento da produção de alimentos fortalecendo a agricultura familiar no município. Com isso, Newton Lima espera manter os agricultores no seu “habitat natural”, evitando o êxodo rural, o que poderia criar “bolsões de miséria” na área urbana.
Para o secretário Murilo Brito, o fortalecimento da agricultura familiar pode ser conseguido com a criação de linhas de crédito com juros diferenciados, infraestrutura adequada, a exemplo da construção e manutenção de estradas, ampliação da eletrificação rural, educação, saúde, dentre outros serviços. Outro ponto destacado  por Murilo é a implantação de ações específicas e desburocratizadas na reforma agrária, além de uma política voltada para a assistência técnica, que atenda os agricultores desde a extensão rural até a prospecção de novos mercados.
De imediato, o ministro Afonso Florence sugeriu a criação de um grupo de trabalho formado por representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal, com o objetivo de levantar um diagnóstico e elaborar propostas concretas para atingir os objetivos. Florence, que já residiu em Ilhéus, ressaltou que conhece bem a região, e que envidará esforços para firmar um acordo de cooperação técnica e econômica com o município, assim que o grupo de trabalho apresente o projeto executivo.

O ministro ainda colocou à disposição da Prefeitura de Ilhéus recursos para a aquisição de máquinas de terraplenagem para a criação de patrulhas mecânicas, com a finalidade de conservação das estradas vicinais. Neste sentido, a Prefeitura vai elaborar e ingressar com um projeto no Portal de Convênios do Governo Federal (Sincov), com o objetivo de ampliar a frota de veículos e máquinas destinados à manutenção das estradas no interior do município.
Brasil sem Miséria - O Plano Brasil Sem Miséria é direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70,00 por pessoa. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão nesta situação 16,2 milhões de brasileiros.
O Plano Brasil Sem Miséria agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva. Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o Governo Federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sexta- feira SANTA em Itabuna

Piedade SENHOR! Nesta Sexta-feira SANTA  o dia em que todos os cristãos devem refletir; pedindo perdão a Deus, e seguir o exemplo de amor de...