sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Obras preparam Ferradas para o centenário de Jorge Amado



       Nem mesmo as chuvas constantes que têm caído nos últimos dias conseguiram atrasar o cronograma das obras do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado e da rotatória de acesso de Ferradas para a BR-101, com pavimentação asfáltica, urbanização, iluminação e paisagismo, um trabalho que mobiliza 70 homens da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Empresa Municipal de Águas e Saneamento. A inauguração está programada para 30 de novembro, abrindo a programação do centenário de Jorge Amado.

        O mestre de obras Robson Laranjeira  explica que as obras da Casa de Jorge Amado continuam em ritmo acelerado com a etapa de reboco das paredes internas, colocação de telhado e do piso. A obra contempla um espaço para recepção de turistas e visitantes, um pequeno museu com fotos e objetos do escritor nascido em Ferradas, biblioteca e cozinha estilizada.

        A obra, que vem sendo executada por trabalhadores em sua maioria contratados na comunidade de Ferradas, inclui ainda um teatro e auditório num galpão anexo, com 60 lugares e espaço para deficientes: “O projeto prevê ainda a urbanização e pavimentação da praça em frente ao imóvel onde nasceu o escritor itabunense, que teve a sua estrutura preservada, além da pintura da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e de duas casas vizinhas, preservando uma árvore de Pau Brasil em crescimento”.

        O topógrafo Joselito Alves explica que as obras da rotatória prosseguem de acordo com o cronograma da Prefeitura apesar das chuvas intensas nos últimos dias. Ressalta ainda, que o passeio está em fase de conclusão e o projeto de iluminação prevê a implantação de 16 postes no acesso da BR 415 à praça da Igreja, além de uma torre central nas margens da rodovia que liga Itabuna e a Ibicaraí. Já a pista de rolamento tem 9,5 metros de largura e será inteiramente asfaltada.

        O gerente de saneamento da Emasa, Ailson Souza destaca que as obras visam preparar Ferradas para os festejos do centenário de Jorge Amado, um escritor que revelou Itabuna e a região cacaueira para o mundo, através de um trabalho em conjunto com a Sedur, que elaborou o projeto e investe na urbanização do acesso entre a área urbana e a BR-101.
Por: Kleber Torres - Reportagem: Fotos: Valdyr Gomes 25-11-2011   
 
Capitão Azevedo recebe apoio
de admirador de Jorge Amado

Durante uma das visitas constantes ao local onde está sendo construído o Galpão Cultural Casa de Jorge Amado, no bairro Ferradas, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo recebeu o apoio nesta semana, do morador de Santa Luz, região Sisaleira da Bahia, Lady Paes Machado de 93 anos, um amante da literatura brasileira, que apesar da idade e a pouca força física, não o impediram de vir a Itabuna conhecer o prefeito e o local onde abrigará um museu, um cinema, um teatro e uma biblioteca.

“O prefeito Capitão Azevedo está imortalizando Jorge Amado”. Assim Lady Paes Machado definiu a importante iniciativa em manter viva a memória de Jorge Amado, no mesmo terreno da casa, onde o escritor passou parte de sua infância.  “Muito bonita a iniciativa do prefeito, que está fazendo história. Quando soube do Galpão Casa de Jorge Amado fiz questão vir aqui para conhecê-lo”, revelou emocionado, Lady Machado, sentado na porta de entrada do Galpão.

Ao encontrar o prefeito, os dois se emocionaram, diante de uma estrutura quase pronta para resgatar a cultura daquela localidade. De acordo com o visitante, o escritor Jorge Amado difundiu a cultura brasileira para vários países do mundo, através de seus livros. Por esse motivo, as suas lembranças devem permanecer vivas, assim como os seus ensinamentos para as comunidades locais, regionais e nacionais.

“A maneira como ele relatou a nossa história no exterior demonstra que Jorge é um mestre da literatura brasileira. Por isso, o Galpão Cultural Casa de Jorge Amado é um presente para Ferradas e, talvez, a comunidade não saiba a grandeza deste espaço de cultura, mas com certeza será um local de grandes encontros e formação cultural”, finaliza Lady Paes Machado.

Andamento da obra

Galpão Cultural Casa de Jorge Amado será inaugurado no dia 30 de novembro. Em função disso, as obras estão a todo vapor e acompanhadas diariamente pelo prefeito Capitão Azevedo, que está ansioso para entregar o espaço à população. “Este é um local que resgata a cultura grapiúna, através da memória de Jorge Amado, o escritor baiano que nasceu em Ferradas, Itabuna”, pontuou Azevedo.

De acordo com o encarregado da construção, Robson Laranjeira, a casa possui 30 metros de dimensão e 5,40 de frente e será pintada com as cores, azul clara e azul escuro, assim como era a antiga residência do escritor. O interior será dividido em salas – que abrigará fotos para a recomposição da época, dois quartos – sendo um com fotos e outro, que funcionará como uma biblioteca comunitária, com os livros do escritor, uma cozinha – com fogão a lenha e um banheiro. Os outros espaços contemplarão um auditório com 80 lugares, com palco e camarim.  

Rotatória

Como parte das obras que contemplam a implantação do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado, a Prefeitura Municipal de Itabuna vem desenvolvendo os trabalhos para a construção e urbanização da rotatória no acesso de Ferradas a BR-415. Ao todo, são 1.200 metros de meio-fio e mais de 6 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, que já estão sendo instalados no entorno da rotatória e serão colocados na Travessa Frei Ludovico, avenida principal que liga a Casa de Jorge Amado. O projeto inclui também, iluminação, sinalização e, consequentemente, mais segurança para o acesso de veículos e pedestres à BR-415, trecho Itabuna-Ibicaraí.

Reportagem: Catia Gomes Texto: Viviane Cabral – Fotos: Ari Rodrigues - 24/11/2011
www.Itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...