terça-feira, 8 de novembro de 2011

OAB de Itabuna quer o afastamento dos PMs que agrediram jornalista


O afastamento dos cinco policiais militares que prenderam Ederivaldo Benedito está sendo pedido pela Subseção de Itabuna da Ordem dos Advogados do Brasil. No dia 16 de outubro, os PMs – quatro soldados e um aspirante – algemaram e colocaram o jornalista no fundo de uma viatura da corporação.

 O presidente da OAB-Itabuna requereu ao comando do 15º Batalhão da Polícia Militar a abertura de Inquérito Administrativo, para “apuração de falta grave” cometida pelos policiais. Andirlei Nascimento entregou o documento ao major Juarez Barbosa Rocha, subcomandante do 15º BPM. 

No último dia 18, o secretário da Segurança Pública do Estado determinou que fosse aberta uma sindicância para apurar as circunstâncias da prisão do jornalista. No entanto, até o momento o comando do 15º BPM não se pronunciou oficialmente sobre o caso, nem ouviu o depoimento de Benedito.

Também por determinação do secretário Maurício Barbosa, a Polícia Civil abriu inquérito, no último dia 18. O caso está sendo apurado pela delegada Katiana Amorim, que até o momento também não comentou o assunto nem ouviu o jornalista.

A notícia da prisão de Ederivaldo Benedito ganhou repercussão nacional e foi divulgada pelos principais veículos de comunicação do país. O Diretório Central dos Estudantes da Uesc está denunciando por meio das redes sociais e o MNU-Movimento Negro Unificado comunicou o fato à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em Brasília.

A prisão chegou ao conhecimento de Jaques Wagner, por meio do deputado federal Geraldo Simões (PT-BA). O governador do Estado determinou a imediata apuração do caso, que está sendo acompanhado, em Salvador, pela Associação Bahiana de Imprensa, pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia, pela OAB, por meio da Comissão de Direitos Humanos, e por dezenas de entidades itabunenses.
__________________________________________________________
MOVIMENTO ITABUNA CONTRA A VIOLÊNCIA – Itabuna, 08.11. 2011
· OAB–Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Itabuna
· ABI–Associação Bahiana de Imprensa
· SINJORBA–Sindicato dos Jornalistas da Bahia
· GAC–Grupo de Ação Comunitária de Itabuna
· CTB–Central dos Trabalhadores do Brasil
· MNU–Movimento Negro Unificado/Itabuna
· Sindicato dos Radialistas de Itabuna
· Associação dos Blogueiros de Itabuna e Região
· DCE–Diretório Central dos Estudantes da UESC
· Sindicato dos Comerciários de Itabuna
· Sindicato dos Bancários de Itabuna
· AFC–Associação dos Funcionários da Ceplac/Itabuna
· Ação Tupinambá de Olivença-Ilhéus
Da assessoria da OAB, ITABUNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...