quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Mãe Pobre recebe ambulância do deputado estadual Augusto Castro

Ambulancia zero
Na manhã de hoje (03.11), com a presença do Prefeito Capitão Azevedo, o deputado estadual, Augusto Castro (PSDB) entregou a Maternidade Ester Gomes (Maternidade da Mãe Pobre) uma ambulância zero quilometro, recursos próprios,

Alem, do prefeito, agradeceram a ação do deputado Augusto Castro, o diretor da Maternidade, o médico José Leopoldo e a coordenadora política do Governo A Força do Povo, Maria Alice que estava representando o presidente da Fundação, ex-prefeito Fernando Gomes.

A ação do deputado Augusto Castro foi bastante elogiada por toda a comunidade de Itabuna. Que outros deputados sigam esse exemplo.
fotos:Alex de Souza
O deputado Augusto e o Prefeito Azevedo

Ao centro, Dr. Leopolfo, diretor da Maternidade
Maria Alice dá entrevista a televisão

O publicitário Silvio Roberto e Dr. Eduardo Fontes (ACI)

Vereadora Rose Castro, irmão do Deputado


Deputado dá entrevista
Augusto ao lado de assessores



Lideranças da comunidade


Bríglia (Emasa) e Alcântara (Esporte)


Deputado,  funcionários e amigos

Eduardo Fontes e Augusto Castro

Zé Silva e Azevedo
Deputado dá entrevista ao Rádio Difusora (Osvaldo Bispo)
Rico, Tenente e Barão, da Emasa

Azevedo e Rose Castro
Augusto cumprimenta Carlos Leahy
Augusto e Zezão


Augusto Castro satisfeito em poder ajudar sua comunidade
Am,bulância nova no pátio da Maternidade

Maternidade e a sua história
A Maternidade Ester Gomes, em Itabuna, citada pela Revista Veja na matéria que coloca a saúde do município em 2º lugar entre as piores, agora tem uma ambulância para atender as suas pacientes - mulheres pobres que precisam se deslocar de suas residências em bairros periféricos até a maternidade para parir. O veículo – um Dubló 1.8, zero km – foi doado pelo deputado estadual Augusto Castro (PSDB) e entregue na manhã de hoje (3) à diretoria da maternidade, que é mantida pela Fundação Fernando Gomes. 

Sob o argumento de que a saúde em Itabuna não deve ser tratada como questão partidária, Augusto Castro disse que fez essa doação com recursos próprios, como pessoa física. “ Essa ambulância vem amenizar os problemas que a Maternidade Ester Gomes enfrenta. Fico feliz em poder contribuir com Itabuna e a Região Sul”, declarou o deputado. A entrega da ambulância mobilizou a comunidade de Itabuna e contou com a presença de pelo menos 300 pessoas, entre elas o prefeito Nilton Azevedo, secretários municipais, funcionários da maternidade e o presidente da Associação Comercial de Itabuna, Eduardo Fontes.

Emocionado, o diretor administrativo da Maternidade Ester Gomes, José Leopoldo dos Anjos, agradeceu ao deputado pela doação e contou que agora a instituição poderá se liberar da despesa que tinha com o aluguel de um carro que fazia o papel improvisado de uma ambulância. Era mais de R$ 1.500,00 por mês desde que a maternidade teve que parar de rodar com a ambulância que tinha: um veículo ano 2000, completamente sucateado. 

Fundada em junho de 1991, a Maternidade Ester Gomes faz parto, através do SUS, de mulheres de cerca de 120 municípios da região, pactuados com o município. Da sua fundação até o momento, conta Leopoldo dos Anjos, já foram realizados 62 mil partos, com uma média de 350 a 400/mês.

O deputado Augusto Castro disse que agora os esforços são para sensibilizar os governos do Estado e da União para que aprovem o projeto da Secretaria de Saúde de Itabuna, que pede a inclusão do município na Rede Cegonha. A proposta é conseguir recursos para a implantação de 11 leitos de UTI neonatal, a ampliação de 20 leitos para Obstetrícia, a construção de mais duas salas cirúrgicas e da Casa da Gestante, para abrigar as mulheres que residem em outros municípios e precisam chegar com antecedência em Itabuna para esperar a hora de parir.


Por: Vanda Amorim
Assessoria do deputado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...