sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Joadson Souza: um “Grand jeté” de Itabuna para o mundo


 O estudante do Colégio Félix Mendonça, bairro Sarinha Alcântara, em Itabuna, Joadson Costa Souza, 18 anos, tinha tudo para concluir o ensino médio e  parar, simplesmente. Mas ele deu o “Grand jeté (grande salto) e se tornou  o mais novo aluno da Escola de Ballet Bolshoi Brasil. Ele foi o único aluno aprovado para a turma do 8º. ano da escola de balle, o nível mais alto que um aluno pode chegar na escola. 

O bailarino iniciou sua atividade no Projeto Arte e Educação da TIM, e após três  meses, ingressou no Grupo de Dança Corpore, sob a direção da professora Dayse Santos, com o incentivo da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc). 

Quatro anos de aulas, e hoje ele é um exemplo de protagonismo e resiliência, pois ao vencer os desafios e as dificuldades sociais, econômicas e financeiras, conseguiu ingressar numa das maiores escolas de ballet do mundo.

“Ele é motivo de orgulho não apenas para nos professores, mas também para Itabuna, que terá mais um representante no encantado mundo da magia, da arte e do profissionalismo”, defendeu a professora Dayse. Para ela, Joadson é um grande exemplo de dedicação e comprometimento. O aluno tem aulas três vezes por semana no Centro de Cultura Adonias Filho, onde a Ficc mantém parceria com o Grupo de Ballet Corpore.

Emoção

Para Joadson, os sentimentos se fundem em emoção, satisfação, gratidão e também a sensação do dever cumprido. “A maior gratidão é para com a professora Dayse que sempre acreditou no meu trabalho, no meu sonho para que ele se tornasse realidade”. A conquista também se deve à sua mãe Lúcia Samaria, que segundo ele, “é um exemplo de companheirismo e de força”. 

O público vai ter oportunidade assistir o espetáculo com a participação de mais novo aluno da Bolshoi. Joadson se apresenta no festival de dança de final de ano do Grupo de Dança Corpore nos dias 9 e 10 de dezembro, no Centro de Cultura Adonias Filho.

Logo após, ele começa a preparar as malas para o ingresso definitivo na Escola Bolshoi, em Joinville (SC). A viagem está programada para janeiro  do próximo ano.

De acordo com a professora Dayse, Joadson foi escolhido por dois  anos consecutivos como o melhor bailarino e destaque do júri no Festival Multiarte Firmino Rocha, promovido pela Ficc.

Para a professora, em se tratando de dança, Itabuna só tem a se orgulhar. Em apenas dois anos já são quatro os bailarinos aprovados para a Escola Bolshoi. São eles: Édro Seara (do ballet Marcela Carvalho); Pedro Pires (Tchu e Cia), Wirley Sales e Joadson Souza (da Corpore).

   De acordo com o Vagannova School, a Bolshoi, localizada em Moscou, na Rússia , é um das mais consagradas escolas de ballet do mundo, de onde  emergiram grandes nomes da dança. A única filial da escola no Brasil, funciona em Joinvile em Santa Catarina.

E é para lá que o estudante da escola pública de Itabuna está indo e levando na bagagem além das roupas, a certeza do sonho transformado em realidade. Alunos e professores agradecidos, lembram que esta realidade só está sendo possível graças à Ficc que tem dado todo o incentivo necessário à comunidade que mais necessita de apoio e de iniciativas como essa.
Por: Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes e divulgação   
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...