sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Grupo tem 24h para sair da USP


A Justiça concedeu ontem uma liminar determinando a desocupação da Reitoria da Universidade de São Paulo (USP) e a reintegração de posse em um prazo máximo de 24 horas, contado a partir do início da noite de ontem. Procurados, os estudantes que ocupavam o prédio informaram que só se manifestariam após uma reunião plenária, marcada para as 20 horas.

A decisão foi tomada pela juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti, da 9ª Vara da Fazenda Pública Central. A liminar determina também que a desocupação do prédio da Reitoria seja realizada sem violência. Deverá incluir a participação de um representante dos ocupantes e outro da Reitoria, "observando a boa convivência acadêmica, em um clima de paz".

Caso seja ultrapassado o prazo de 24 horas para negociações, foi autorizado pela Justiça o uso da força policial. "Como medida extrema, contando com o bom senso das partes e o empenho da melhoria das condições de vida no câmpus", explicou a juíza.

A Polícia Civil abriu dois inquéritos contra os estudantes. O primeiro foi por danos ao patrimônio público, por causa das seis viaturas depredadas durante a prisão dos três estudantes com maconha, na semana passada. Esse inquérito também apura suposta formação de quadrilha e resistência à prisão dos estudantes. Um segundo inquérito foi aberto para apurar os danos ao prédio da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH), desocupado ontem pelos estudantes.

A polícia informou que já teve acesso à planta da Reitoria da USP e tem planos para a reintegração de posse, caso seja necessário fazê-la. "Já começamos a estudar e não nos incomodamos em jogar trabalho fora. Também queremos que a saída dos estudantes seja a menos traumática possível", diz o coronel Marcos Chaves, comandante do Policiamento da capital.

"A ideia é, antes de tudo, buscar o diálogo, mostrar aos estudantes que temos a decisão da Justiça, para que eles possam sair sem que seja necessário o uso da força", ressaltou Chaves.
A ocupação da Reitoria ocorreu anteontem, após uma assembleia de estudantes definir a desocupação do prédio da FFLCH. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da USP criticou a ocupação hoje. "Infelizmente, um setor minoritário do movimento, derrotado na votação, agiu de forma antidemocrática ao ocupar a Reitoria", disse, em nota. O DCE afirma, porém, que não concorda com a reintegração de posse.

O Diário Online- SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 Rádio Difusora 64 anos no ar Neste dia 21 re abril, que se comemora o Fia de Tiradentes e anive...