segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Governo Municipal recebe Comissão da Ufba para discutir implantação da Ufesba


 Uma comissão integrada pelos professores Luis Rogério Leal Bastos, Dirceu Martins, Marcelo Embiruçu, Joana Angélica Guimarães da Luz e Eduardo Luiz Andrade Mota, da Universidade Federal da Bahia, chega à Itabuna na quinta-feira (10) para um encontro com o prefeito Capitão Azevedo e de uma audiência pública no auditório da FTC sobre o projeto de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), que segundo o projeto 2207, em tramitação na Câmara Federal, terá sua reitoria em Itabuna e campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

O anúncio foi feito pelo secretário da Educação de Itabuna, Gustavo Lisboa, ao participar na Câmara Municipal de Itabuna, de um Seminário de Implantação da Ufesba, coordenado pelo vereador Wenceslau Júnior e com as participações do vice-prefeito de Itabuna, Antônio Vieira; do professor Antônio Simões, da Secretaria de Ensino Superior do MEC –Sesup; da deputada federal Alice Portugal, do PCdoB; da pró-reitora de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Dinalva Melo; da vice-reitora da Uesc, Adélia Pinheiro e do representante dos estudantes da Uesc, Tiago Fernandes.

O vice-prefeito Antônio Vieira elogiou a realização do seminário, que reúne políticos de Itabuna e de outros municípios, além de um público formado por professores, estudantes e lideranças da comunidade, “para discutir um projeto de dimensão regional e que está acima das questões partidárias pela sua importância econômica, social e cultural”. Ele também defendeu a implantação do campus de Itabuna em uma área de fácil acesso e próxima ao centro da cidade.

Já o secretário Gustavo Lisboa apresentou um informe sobre a visita à região da comissão pedagógica da UFBa, que estuda a implantação da nova universidade, através de uma interlocução com o município de Itabuna: “A ideia é identificar as demandas regionais através de um debate técnico de alto nível e acima dos partidos”.

Ele defendeu a inclusão de professores da região na comissão que estuda a implantação Ufesba e citou entre os cursos com potencial de criação os das áreas de odontologia, de formação em tecnologia, gestão pública, meio ambiente e mesmo no campo da música: “O que sintetiza este como um grande momento, ou seja, o ponta-pé inicial de um projeto importante para todos nós”.

O professor Antônio Simões fez uma reflexão sobre o programa de expansão do ensino superior no Brasil, que atinge a sua terceira fase agora e informando sobre a tramitação do projeto que está na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, da Câmara Federal. 

Já a deputada Alice Portugal apresentou um histórico da luta do seu partido para a criação da nova universidade e do seu empenho para acompanhar a tramitação do projeto. Ela também vai tentar a relatoria do projeto da Câmara dos Deputados.

Por: Kleber Torres - Foto: Valdir Gomes - 07-11-2011   
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...