quinta-feira, 17 de novembro de 2011

EMASA INICIA A LIMPEZA DO RIO CACHOEIRA


Faz parte das intenções do Projeto Sustenta Cidade, implantado pela Emasa, resolver a questão das baronesas, ou aguapés, que vem desafiando as administrações municipais há cerca de 30 anos.

Para resolver o problema o Presidente Geraldo Briglia solicitou a ajuda do Engº.Agrº. Agamenon de Almeida Farias, que apresentou um projeto simples e econômico para a contenção das baronesas, que foi aprovado e já está em execução.

De acordo com o pesquisador Agamenon Farias, que é voluntário do Sustenta Cidade, as aguapés serão contidas em uma barragem pneumática já construída nas imediações do bairro Nova Ferradas e de lá retiradas, trituradas, compostadas e transformadas em adubo orgânico, em uma fábrica em Nova Ferradas.

O produto final pertencerá a Emasa, que com ele cobrirá os custos do projeto e será comprado por produtores de cacau, pela agricultura familiar, horticultura, paisagismo e utilizado pela Prefeitura de Itabuna.
Geraldo Bríglia, ao centro, ladeado de Daniel Neto, Otaviano Burgos e Zê Silva 

Com esta ação, as baronesas deixarão de ser um problema e passarão a ser uma solução para a despoluição do Rio Cachoeira, uma vez que a planta tem a capacidade de limpar toda a poluição do rio, até mesmo de metais pesados e terá uma função social, gerando emprego e renda.

Como participante ativa do projeto, a Prefeitura irá intensificar a fiscalização para identificar empresas poluidoras, impedindo-as de continuarem a despejar resíduos não tratados no rio.

Já foram detectadas algumas dessas empresas poluidoras, que se não tomarem providências serão multadas e denunciadas ao Ministério Público.

Caberá a Educadora Ambiental, Rosemary Menezes, trabalhar junto à população, monitorando os resultados do projeto, visando as correções necessárias.

Além da contenção, foram implantadas várias unidades de despoluição
que utilizarão aguapés jovens como despoluidoras, e serão construídos ao redor dessas unidades, tanques redes com alevinos de tambaquís, carpas e tilápias, que ajudarão inicialmente na despoluição e, quando adultos, no peixamento do Cachoeira.

Para fechar o projeto, serão colocados “ferohormônios” às margens do Rio Cachoeira – entre Vila Zara e Nova Ferradas – para combater as muriçocas e outros insetos.

A expectativa é que, dentro de 90 dias as ações já começarão a ser percebidas pela população, principalmente por aqueles que vivem ou trabalham próximo ao rio. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...