terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dilma Rousseff visita o ex-presidente Lula no hospital em São Paulo

Dilma disse que Lula tem capacidade grande de superar dificuldades.  

Lula fez sua primeira sessão de quimioterapia nesta segunda-feira (31). Ele recebeu a visita de Dilma Rousseff, que também já passou por esse tratamento.

Dilma chegou acompanhada do ministro Gilberto Carvalho - da secretaria geral da Presidência. Eles foram direto para o quarto de Lula, onde já estava o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
A visita durou pouco mais de uma hora. Dilma contou que falou com o ex-presidente sobre a quimioterapia, tratamento que ela também enfrentou.

“Cada organismo reage de um jeito. Eu sofri muito na minha quimioterapia, uma coisa muito chata, mas tenho certeza que o presidente Lula vai ter, ele tem uma capacidade de superar dificuldades e desafios muito grande.

Lula também recebeu nesta segunda-feira (31) uma mensagem do papa Bento XVI, por intermédio do embaixador brasileiro no Vaticano. O papa disse que vai orar pela recuperação do ex-presidente.

O tratamento do ex-presidente está previsto para terminar em fevereiro, depois de sessões combinadas de quimio e radioterapia. Hoje, Lula recebeu a primeira dose da quimioterapia, que começou com a aplicação de um coquetel de três medicamentos.

A primeira dose de remédios demorou mais de três horas porque os médicos optaram por um tratamento mais lento para diminuir os efeitos colaterais. A hipótese de cirurgia, por enquanto, está descartada.

“Nós não fazemos cirurgia nesse caso porque o tumor chega em cima, muito próximos e nós não teríamos margem de segurança e parte das cordas vocais teria que ser removida como margem de segurança e isso sim, causaria sequela”, explica o cirurgião Luiz Paulo Kowalski.

O câncer de Lula tem cerca de três centímetros de diâmetro e um grau médio de agressividade. É de um tipo que costuma responder bem à quimioterapia. Nossa expectativa é que o tratamento tinha sucesso e nós achamos que chance de cura é muito boa.

O ex-presidente passa a noite no hospital. Nesta terça-feira (1), quando voltar pra casa, ele vai com uma bolsa presa na cintura que vai continuar injetando os medicamentos por mais cinco dias.


Plenário a notícia agora
Publicado em: 01/11/2011 07:19:52
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Alerta de chuvas em Ilhéus

Alerta de chuvas: Defesa Civil prevê possibilidade de chuvas de até 93 mm até dia 29 de abril _O alerta chama atenção para os riscos de desl...