quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Deputado homenageia campeão mundial dos pesos pesados

O deputado estadual Luizinho sobral (PTN) saiu na frente nas homenagens aos catarinense  Júnior dos Santos Almeida,  o lutador Júnior Cigado que conquistou , no último sábado, o cinturão dos pesos-pesados do UFC, ao derrotar o mexicano-americano Cain Velásquez por nocaute, em apenas 1m04s de luta, em Anaheim, EUA. Ele se tornou o primeiro representante do país a deter o título da categoria - seu "padrinho", Rodrigo Minotauro, foi campeão interino dos pesados. Foi sua 14ª vitória em 15 lutas na carreira, e a primeira derrota de Velásquez em 10 combates no cartel.

Considerado a "zebra" da luta, Cigano entrou sob o tema do filme "Rocky, o Lutador", cujo personagem principal também entrava nos ringues desacreditado. Velásquez, por sua vez, entrou celebrado ao som de um "mariachi", música típica do México. Ao ser apresentado, Júnior foi muito vaiado, mas manteve a expressão séria. O mexicano-americano, por sua vez, se mostrava tenso, mas concentrado e preparado para a batalha.

Velásquez começou com um chute baixo, mas Cigano também acertou um cruzado de direita. Velásquez se arriscou no jogo de pé, e sua falta de ritmo após mais de um ano afastado do octógono foi sentida. Cigano atacou e acertou um gancho de direita que derrubou o campeão. Júnior não desperdiçou a oportunidade e partiu para cima do adversário, castigando-o com marretadas até ser interrompido pelo árbitro "Big" John McCarthy com 1m04s de primeiro round.

Com o título de Cigano, o Brasil igualou o número de cinturões do UFC com os EUA - agora, são três campeões brasileiros (Anderson Silva, dos pesos-médios, e José Aldo, dos pesos-pena, são os outros) e três campeões americanos (Dominick Cruz, dos pesos-galo, Frankie Edgar, dos pesos-leves, e Jon Jones, dos pesos-meio-pesados). 

Luizinho sobral justificou a homenagem lembrando que, apesar de ser catarinense de nascimento, Júnior Cigano é baiano de coração. Aos 26 anos, o lutador  está atualmente radicado na Bahia, e tornou-se um dos principais nomes entre os pesos pesados do MMA (Vale ou Full Contact NHB). Júnior Cigano teve uma ascensão meteórica no MMA. Há apenas seis anos, o catarinense nascido em Caçador (cidade com apenas 70 mil habitantes) era garçom na cidade de Salvador. Após iniciar no jiu-jítsu, ele foi encaminhado ao professor de boxe Luis Dórea - mestre de Popó - e acabou se achando nas artes marciais mistas. 

“A história de Junior dos Santos nas artes marciais é, no mínimo, diferente. O garoto de família humilde que só treinou jiu-jitsu aos vinte e um anos de idade, tornou-se um dos lutadores mais empolgantes da atualidade e inclusive já estampou capa de revistas com o título Senhor Nocaute”, afirmou Luizinho Sobral. Em 2010, “Cigano” foi um dos participantes da décima terceira temporada do reality show The Ultimate Fighter, competindo contra a equipe do ex-campeão dos pesos pesados Brock Lesnar. Como Lesnar não pode fazer a luta final, Cigano enfrentou Shane Carwin pela chance de disputar o cinturão. 

Na sugestão do título de cidadão baiano, Luizinho Sobral mostra que conhece bem o desportista: “No mundo das lutas o atleta é conhecido pela sua frieza nos combates e também pelo fato de ser um pesado que tem uma grande velocidade e boa facilidade de encaixar golpes contundentes terminando assim a maioria de suas lutas com nocaute ainda no primeiro round. Júnior Cigano teve na madrugada desse domingo, dia 13 de novembro, seu desafio mais difícil, mas precisou de apenas um minuto para provar seu valor”, disse o parlamentar.

Da assessoria do deputado
Por:Aloisio Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...