terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dengue exige cuidados para se evitar epidemia no verão


 O Comitê Municipal de Combate à Dengue e a Vigilância à Saúde acabam de divulgar o Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (Lira), referente à última semana de outubro, que ficou em 8,8%, registrando queda de 0,3 pontos percentuais em relação ao período anterior. Apesar da queda, o índice exige cuidados para evitar uma epidemia de dengue no verão.

O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Florentino Souza, informou que o aumento da incidência de chuvas impediu uma maior redução do número de focos. Segundo ele, “foi confirmado nesta amostragem que 90% dos focos estão em domicílios, com um índice de 63,3% de infestação em depósitos de água no solo (tonéis e tanques),12,9% em caixas d’água e 12,6% em vasos de plantas, pratos e bebedouros de animais no interior de residências”.

O diretor destaca a necessidade de mobilização permanente da população, uma vez que principal criadouro do mosquito vem sendo detectado nos imóveis residenciais. Esse cuidado se torna ainda mais importante, uma vez que estão circulando dois novos sorotipos dos vírus 3 e 4 em Salvador e cidades do interior baiano. 

Em paralelo à intensificação do trabalho dos agentes de endemias, a Vigilância à Saúde deve retomar os mutirões em vários bairros da cidade, fortalecendo também o trabalho de educação. Estão previstas ações nas escolas e empresas, e nestas serão verificadas as condições dos banheiros, ralos e instalações, além das condições de armazenamento de água.

principais ações de combate à dengue

1. Cobrir caixas d’água, cisternas, poços e evitar entupimentos de calhas.
2. Vedar com cimento os cacos de vidro nos muros que podem acumular água.
3. Colocar em sacos plásticos, fechar e colocar no lixo copos descartáveis, embalagens, tampas, cascas de ovo e tudo que possa acumular água.
4. Não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo acúmulo de água dentro deles. 

5. Usar cloro em piscinas, limpá-las com frequência e cobri-las quando não estiverem em uso.
6. Limpar as bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado.
7. Esvaziar garrafas, latas e baldes. Guardá-los em local coberto.
8. Guardar garrafas pet e de vidro sempre com a boca para baixo. Guardá-las em local coberto.
9. Lavar semanalmente, com bucha, sabão e água corrente, os vasilhames de alimentação de animais.
10. Lavar os pratinhos dos vasos de plantas e colocar areia até a borda. Evitar plantas como as bromélias, que acumulam água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...