segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Comissão da Ufba tem avanço no processo de criação da Ufesba


Durante a primeira audiência pública, realizada na última quinta-feira (10), no auditório da FTC, que tratou sobre o processo de implementação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), o presidente da Comissão, o vice-reitor da UFBA, Luiz Rogério Bastos destacou um avanço significativo nas propostas apresentadas pelo Poder Público Municipal, as entidades civis e a sociedade organizada. A partir das proposições, a comissão realizará um esboço de um roteiro, que norteará a implantação dos cursos e dos campis, com a sua reitoria em Itabuna.

A audiência foi norteada por debates entre a comunidade e a comissão, no sentido de criar uma universidade democrática, que atenda os interesses locais, regionais e nacionais, visando à valorização do ser humano e a diversidade da região. Além disso, as discussões foram aprofundadas a partir da apresentação da proposta do terreno, pelo secretário de planejamento do município, Fernando Vita, para a instalação da Ufesba, com uma área total de 400 hectares, localizado na BR-101, no trecho que liga Itabuna a Buerarema. 

De acordo com o vice-reitor e presidente da Comissão da UFBA, Luiz Rogério Bastos, o encontro foi importante para iniciar um diálogo extenso com a sociedade civil, voltado para o processo de estruturação dos campi da universidade, já que foi verificado um avanço na escolha das áreas, bem como a troca de experiências entre as prefeituras, no que diz respeito à dimensão do terreno, a infraestrutura necessária, como transporte, energia, iluminação, segurança, enfim, temas imprescindíveis para a implantação.

“O próximo passo, certamente vai ser aprofundar as propostas, já que a expectativa é de que na próxima vinda, prevista para o final do mês de novembro, possamos trazer o esboço da proposta dos campi para uma nova rodada de discussões e concluir o processo de escolha das áreas e depois a definição de quais cursos serão implantados em cada unidade, na primeira etapa do processo”, revelou Luiz Rogério.

Ainda de acordo com o presidente da comissão, o Ministério da Educação aguarda até o final deste ano, a apresentação de um esboço, com cursos e os campis, com a finalidade de serem gerados os orçamentos, que dependem do local. Segundo ele, o diálogo precisa avançar, com o apoio de uma comissão local, para que no orçamento estadual de 2012, os recursos possam ser descentralizados para a construção da universidade federal.

Para os próximos dias estão previstas as visitas dos técnicos da UFBA ao terreno proposto pela Prefeitura de Itabuna, para a realização de um estudo topográfico para verificar se as características atendam as exigências do projeto. Na próxima reunião, prevista para o final do mês corrente, entre a comissão da UFBA e a comissão local será apresentado o resultado da avaliação da área proposta e das proposições levantadas durante a audiência pública.

Avaliações

Para o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, a primeira audiência pública foi muito positiva, já que reuniu diversos representantes da sociedade itabunense com a apresentação de discussões pertinentes, que favorecem a democratização do processo de implantação da Ufesba. “Para mim isso é um orgulho muito grande, fico feliz, não tenho a vaidade de tomar partido da vinda da Universidade, mas simplesmente de dizer que fico feliz por isso que está acontecendo no momento em que estamos administrando a cidade”, destacou Azevedo.

Em uma abordagem mais ampla, o secretário de Educação Gustavo Lisboa destacou que os primeiros passos para contribuir para a implementação do projeto pedagógico da universidade é aprofundar sobre o tipo de instituição federal deverá ser implantado. “O aspecto principal é definir que cara a universidade vai ter, quais serão as áreas de atuação, e isso só poderá ser feito diante de um estudo bem estruturado, no âmbito do município, no sentido que fazer com que a gente possa ter contribuições dos diversos setores da sociedade”.

As discussões entre os participantes do encontro superaram as estruturas físicas da Ufesba, com o propósito de incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico entre os estudantes e promover a integração social, assim como destacou o representante da Uesc, o professor Ruy Póvoas, que “muito além das questões materiais, a universidade tem que alavancar o progresso espiritual da sociedade, imbuída de conceitos inovadores, capazes de atingir uma região tão diversificada”, frisou.

O encontro contou, ainda com a participação dos membros da comissão, o chefe de Gabinete da Reitoria da UFBA, o professor Fernando do Rego e a professora da UFBA Joana Angélica Guimarães da Luz, o representante da Câmara Municipal de Vereadores, o vereador Wenceslau Júnior, o representante da FTC, o diretor Gustavo Lobo, o representante da Unime, professora Débora Santa Fé, a Pró-Reitora da Universidade do Recôncavo Baiano, Dinalva Melo e a representante dos estudantes do DCE-Uesc, Janaína Nunes.

Por: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges 11/11/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...