terça-feira, 29 de novembro de 2011

Chuvas provocam adiamento da inauguração do Galpão Jorge Amado


Em função das fortes chuvas que vêm caindo na cidade, o prefeito de Itabuna Capitão Azevedo, os membros da Associação Cultura Amigos do Teatro (Acate) e da Associação Comunitária de Cultura e Cidadania (Acodecc) decidiram por adiar a data de inauguração do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado, prevista para acontecer nesta quarta-feira, 30 de novembro, paralelo à entrega das obras de melhoria do acesso e de urbanização do bairro de Ferradas, no qual está localizada a casa onde nasceu o mais ilustre escritor baiano 

        Porém, a programação que estava prevista para inauguração, será mantida com a visitação às obras do Galpão Cultural, a partir das 10 horas, contando com a participação do prefeito Azevedo, de secretários e autoridades municipais, além de convidados. O evento conta com a participação da Banda Marcial do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam). À noite, a partir das 8 horas, a comunidade de Ferradas e o público em geral poderão conferir na Praça Frei Ludovico às atrações do XI Mercado Cultural.

Os shows começam com a apresentação do cantor Marcelo Ganem, seguido pela cantora Houria Aichi e a banda I “Hijâz” Car, da Argélia e França, de Crihys Cobette e Papa Zom, da Guiana Francesa e Burkina Faso. Uma nova data para a inauguração do Galpão Casa de Jorge Amado e das obras de melhoria da infraestrutura de Ferradas será anunciada em breve.

Preservação

A casa onde o escritor Jorge Amado nasceu foi reerguida, preservando as características do imóvel anterior, com uma sala, dois quartos, cozinha e banheiro, a exceção é para a inclusão de um auditório, com capacidade para 60 lugares. O imóvel conta ainda com um espaço para recepção de turistas e visitantes, um pequeno museu com fotos e objetos do escritor, biblioteca e cozinha estilizada. 

A Praça Frei Ludovico, localizada em frente à residência, foi reformada, ganhou meio-fio, a proteção da árvore Pau-Brasil e foram colocados gramas artificiais e bancos de ferro. As obras de melhoria da infraestrutura de Ferradas incluem a implantação da rotatória que dá acesso ao bairro, localizado às margens da BR 415.
Por: Erivaldo Bomfim - Foto: Pedro Augusto - 29/11/2011
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...