quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Cecília Amado recebe homenagens durante lançamento de “Capitães da Areia” em Ilhéus


Autoridades, imprensa e demais convidados participaram na noite da última terça-feira (8) em Ilhéus da sessão especial de lançamento do filme “Capitães da Areia”. O evento, realizado no Teatro Municipal de Ilhéus, contou com a presença da diretora do filme e neta do escritor Jorge Amado, Cecília Amado. Também estiveram presentes os atores Jean Luis de Amorim (Pedro Bala), Robério Almeida (Professor) e Ana Graciela Conceição (Dora); o produtor Bruno Stroppiana; o diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, uma das empresas patrocinadoras do filme e o prefeito de Ilhéus, Newton Lima.
A exibição do filme foi precedida pela homenagem prestada pelo Conselho Estadual de Educação à família Amado, cuja placa foi entregue pelo prefeito Newton Lima, que aproveitou a oportunidade e parabenizou Cecília e toda a equipe técnica presente pelo filme. “O lançamento de Capitães da Areia é, sem dúvidas, um dos pontos altos nas comemorações pelo centenário de Jorge”. O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, também falou sobre a programação do centenário. “Vários eventos estão agendados até agosto de 2012, mês de aniversário do escritor. Nosso objetivo é que todas essas ações resultem num legado para as próximas gerações. Para tanto, parcerias nas mais diversas áreas, como educação e cultura, já foram fechadas”.
Bate-papo com imprensa - Ainda como parte da agenda de sua primeira visita oficial feita à região, Cecília participou na manhã da terça-feira de entrevista coletiva na Fundação Cultural, onde esteve acompanhada pelo presidente da entidade, Maurício Corso, e pelos jovens atores. Mesmo com aproximadamente 70 anos de diferença entre o lançamento do livro (1937) e do filme (2011), Cecília acredita que a realidade dos jovens de rua de hoje ainda é muito parecida com os da década de 1930. “O tráfico de drogas, em especial o domínio do crack, como arma de extermínio de jovens, tem piorado ainda mais essa situação de vulnerabilidade”.
Ainda pela manhã, Cecília e comitiva assistiram apresentação do grupo de dança coordenado pela coreógrafa Soanne Marry. A coreografia faz parte de espetáculo que vem sendo montado pelo grupo, que também é baseado no livro e tem previsão de estreia para fevereiro de 2012.
Considerado um dos best-sellers do escritor grapiúna, o livro Capitães da Areia teve mais de cinco milhões de exemplares vendidos e foi traduzido para mais de 30 idiomas. De acordo com a sinopse do filme, o mote da história é a liberdade em contraponto ao abandono. Os “Capitães da Areia” são meninos que, abandonados por suas famílias, são obrigados a lutar para sobreviver pelas ruas de Salvador. O filme já está em cartaz no circuito comercial de Salvador e em Ilhéus, pode ser assistido no Cine Santa Clara, nas sessões de 18h30min e 20h30min, na sala 1.
www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...