sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Augusto Castro requer dda Infraero pouso no aeroporto de Ilhéus


 O deputado estadual Augusto Castro, vice-líder do bloco PSDB/PR, está mobilizando forças para viabilizar a aquisição de um ILS (Instrument Landing System) para o Aeroporto de Ilhéus-Jorge Amado. O ILS é um completo e preciso sistema de instrumentos para pouso, composto de equipamento rádio transmissores em terra, com antenas com propriedades direcionais e de receptores próprios para o sistema a bordo das aeronaves. Seu custo está estimado em cerca de R$ 2 milhões. Como o Aeroporto de Ilhéus não tem esse instrumento e a região é muito úmida, em períodos de chuva muitas aeronaves ficam impossibilitadas de pousar por falta de visibilidade e pela ausência do instrumento.

Além de requerer ao presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, Tom Araújo, que seja providenciada audiência com os dirigentes da Infraero, da ANAC e da Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República para tratar do assunto. Augusto Castro também enviou ofício para o presidente da Infraero, Antonio Gustavo do Vale, e para o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, solicitando a viabilização dos recursos necessários para a aquisição do ILS para o Aeroporto de Ilhéus. Contatos já vem sendo mantidos por ele com o superintendente da Regional Centro-Leste da Infraero, José Cassiano Cassiano Ferreira Filho.
 
O deputado Augusto Castro argumenta que o movimento do Aeroporto de Ilhéus justifica a aquisição do equipamento. Segundo dados da Infraero, o aeroporto movimentou, de janeiro a setembro deste ano, 376.299 passageiros recebidos através de 9.537, entre voos domésticos e internacional. Em carga aérea, foi movimentado no período, através do Aeroporto de Ilhéus, 1.357.471 quilos. Além disso, o risco do pouso sem instrumento é permanente, uma vez que a pista foi encurtada em cerca de 200 metros recentemente por causa da localização de um hotel nas imediações. Segundo dados da Infraero, o aeroporto O Aeroporto de Ilhéus/Bahia - Jorge Amado opera com oito voos diários, além dos voos da aviação geral. É a principal porta de entrada de turistas que visitam as praias do sul da Bahia.

Por: Vanda Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...