segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Acusado de mandar matar o filho é transferido

Presos pela morte do garoto de 8 anos, na cidade de Macaúbas, Zenilton Silva Costa, 35 anos, pai da criança, e Uilton Jesus Santos, 18 anos, autor confesso do crime, foram transferidos na tarde de sábado, 19. Segundo o delegado Genivaldo Rodrigues, eles vão aguardar o final da investigação e conclusão do caso em um presídio fora da cidade, por medida de segurança. A polícia mantém o nome do local em sigilo.
Znilton e Uilton (Foto divulgação, Delegacia).

Em depoimento, Uilton contou que atraíra o menino em uma praça na localidade, oferecendo a ele R$ 7 para pegar manga. O dinheiro teria sido um "adiantamento" dado por Zenilton, que prometeu pagar R$ 1 mil pela morte do garoto. Quando o menino se afastou para buscar as frutas, foi seguido por Uilton, que usou um cadarço para asfixiá-lo, envolvendo em seguida sua cabeça com um saco plástico.

Após ser localizado pela polícia, Zenilton, que é casado e pai de outros filhos, foi detido e conduzido à delegacia. De acordo com o delegado Genivaldo, ele continua negando o crime, apesar das evidências e acusações. Apesar do vínculo familiar, Zenilton nunca quis aproximação com o garoto.

A mãe de Samuel, ainda muito abalada com o crime, será ouvida pela polícia nesta segunda-feira, 21, juntamente com outros familiares. Sob muita comoção, o corpo do menino foi sepultado na sexta-feira, 18.
Protesto - No sábado, cerca de 300 pessoas foram à delegacia na tentativa de invadir o espaço para linchar os envolvidos. Dentro do local, segundo o delegado, outros detentos também estavam inconformados com o crime e ameaçaram Uilton e Zenilton de morte.

"A revolta dos presos e da população é muito grande e, por isso, não tínhamos condições de mantê-los por perto", contou o delegado, que precisou de quatro viaturas da polícia e cerca de 30 policiais de reforço para conter a população e retirar os suspeitos da cidade.

Crime - Segundo informações da polícia, depois de matar o garoto, Uilton se encontrou com Zenilton para cobrar o dinheiro prometido e recomendar que ele fosse ao enterro, para não levantar suspeitas. Ao ser preso, depois de populares terem visto ele conversando com o menino antes do crime, Uilton confessou o crime. Ele resolveu denunciar o pai de Samuel.

O corpo da criança foi encontrado pela população em um matagal há 500 metros do povoado, na quinta-feira, já em processo de decomposição. Levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras, a polícia técnica confirmou a causa da morte.

Segundo o Chefe de Cartório da delegacia, Valdemar de Oliveira Junior, a frieza e falta de arrependimento de Uilton chamaram a atenção da polícia. "Desde que foi preso, ele não demonstrou nenhum sentimento pelo que fez. Ele foi muito frio e calculista", disse.

Uilton e Zenilton não possuem ficha criminal e, segundo o delegado, são pessoas que normalmente não levantariam suspeitas por crime.

Sobre os próximos passos da investigação, o delegado ressaltou: "Vamos terminar de ouvir as pessoas, no intuito de enriquecer o inquérito, mas não há dúvidas sobre os culpados". Um promotor do Ministério Público acompanha as investigações na cidade.
Por:  Mariana Mendes
A Tarde Oline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...