quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Transferência dos camelôs da Amélia Amado para o Centro Comercial

A Secretaria de Indústria e Comércio iniciou a transferência de dezenas de camelôs estabelecidos na Avenida Amélia Amado, para o Centro Comercial de Itabuna. A medida se deve às obras de macrodrenagem no canal Lavapés, que entram em sua fase final.  Cinco cabines de fotografia que funcionavam às margens do canal foram transferidas para os bairros da Conceição, Califórnia e São Caetano.
 
O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, garante que 72 boxes padronizados no Centro Comercial serão entregues até o final deste mês. Segundo Leahy, “a transferência foi precedida de um intenso diálogo com os ambulantes e permitirá a conclusão das obras de macrodrenagem do canal e, posteriormente, a reurbanização da Amélia Amado, que estão a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, juntamente com a de Planejamento”.

O projeto de engenharia para os boxes no Centro Comercial inclui piso e alambrado de proteção para oferecer mais segurança aos trabalhadores do comércio informal. “As unidades serão rebocados por dentro e por fora, ao contrário das  antigas lojas do canal, que eram apenas chapiscadas”, explica o secretário.  

No novo espaço, haverá ainda seis lanchonetes e oito banheiros, com rampas de acesso e adaptação para portadores de deficiência. “O lugar é bastante visível e acessível”, observa Carlos Leahy, acrescentando que a área dos boxes terá uma configuração de shopping popular.

O secretário chama atenção para algumas regras que serão estabelecidas para o novo espaço. “Estão sendo elaboradas pela Procuradoria-Geral do Município normas como a proibição do aluguel ou venda dos boxes. Além disso, cada trabalhador terá direito a apenas um box e não será permitido colocar mercadorias fora do espaço de comercialização, garantindo-se  uma área para circulação dos consumidores”, frisa.

Opinião

Ortolina Bispo de Oliveira, que trabalha como camelô, concorda com a transferência, na expectativa de que o novo espaço tenha maior movimentação e mais segurança, inclusive por estar próximo a uma unidade da Polícia Militar.Jalson Borges Rebelo, morador da Amélia Amado, afirma esperar com ansiedade a conclusão das obras na avenida. “A reurbanização da área, após a conclusão das obras do canal Lava-Pés, vão dar novo visual a esta parte da cidade”, acredita.

Por: Kleber Torres Reportagem : Tainan Nicácio Fotos: 18-10-2011   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...