quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sepultada a professora Valdir Montenegro


Comunidade presente
O Prefeito de Ibicaraí, pequena cidade do sul da Bahia, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento da educadora Valdir Pinto Montenegro, falecida dia 11/10, às 19:20h, aos 94 anos.
População emocionada

O sepultamento debaixo de uma garoa, aconteceu ontem (12), às 18 horas, Dia da Padroeira do Brasil, em meio a muitos discursos, respeito, reconhecimento e saudade, a sua educadora maior. 

A professora Valdir Pinto Montenegro  acometida por um AVC, foi levada no sábado, (08) ao Hospital Calixto Modlej Filho (Santa Cruz), pelo seu filho mais novo Waldyr Montenegro, sendo internada na Unidade de Tratamento Intensivo, mas não resistiu e veio a falecer no dia 11, às 19:30, apesar de toda mobilização médica. 
Saudação de Paulo Lima

A professora Valdir, chegou a Ibicaraí em 1954, cidade que aprendeu a amar. Era natural da cidade de Catité, cidade do Oeste baiano, rica em mineral de urânio, a sua economia maior, mas escolheu Ibicaraí para viver, e nela implantar o maior sistema de ensino daquele município. 

Foi a pioneira em instalar, com muita luta, faculdades de ensino superior no interior da Bahia. 

Chegou também a ser legisladora do município, mas não quis seguir a carreira política. Criticava muito os políticos corruptos e a falta de recursos para a educação no país.

Por suas escolas e faculdades Montenegro passaram 38 mil alunos. Total esse maior do que a população da cidade que hoje conta com cerca de 25 mil habitantes.
Olinto Baracate (Tim), Waldyr Jr (Boró). e Iara  sua noiva

Em sua despedida foi saudada em discursos pelas lideranças locais, inclusive pelo Prefeito Lenildo Santana, mas o pronunciamento que mais chamou a atenção e emocionou os presentes foi o do jornalista Paulo Lima discorrendo sobre a luta de um professor e a importância da professora Valdir Montenegro para a sociedade de Ibicaraí e o seu desenvolvimento: “Os grandes mestres são desígnio de Deus”.    
Pátio das Faculdades Montenegro
 Também estavam presente o poeta Adeildo Marques representando o Clube do Poeta Sul da Bahia e o fundador da instituição, poeta e jornalista Joselito dos Reis, que é filho de Ibicaraí.     

Professora, Valdir Montenegro, que era viúva, do ex-vereador Oscar Mattos, por várias legislatura em Ibicaraí, deixou os filhos: Osdir, Dimas, Magnólia, Valmar e Waldyr Montenegro, todos presentes.   
Fotos: Adeildo Marques 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...