quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Festival de Chocolate passa a ter dimensão internacional


         A partir de 2012, o Festival do Chocolate que acontece anualmente em Ilhéus, ganhará dimensão e importância mundiais, passando a ter a denominação de Festival Internacional do Chocolate. A confirmação ocorreu durante a participação da comitiva brasileira no Salon du Chocolat de Paris. Milhares de pessoas de várias partes do planeta visitaram o estande brasileiro, que foi destaque da feira, e se impressionaram com a qualidade do chocolate fino nacional, detalhes de funcionamento de uma fazenda de cacau e as belezas naturais do sul da Bahia, expostas em painéis especialmente preparados para o evento.
 
Coordenador do projeto que inseriu a região no maior evento do gênero no mundo e idealizador do estande brasileiro, o publicitário Marco Lessa, da M21, afirma que para o ano que vem o festival também ganha outro forte ingrediente visando atrair para Ilhéus visitantes de todas as partes do planeta: o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, um dos mais importantes autores da literatura mundial, traduzido em 55 países e em 49 idiomas.

Reuniões que tiveram a participação do produtor Diego Badaró, do presidente da Associação dos Produtores de Cacau da Bahia (APC), Henrique Almeida, e do próprio Lessa, garantiram para 2012, em Ilhéus, a participação de um número mais significativo de expositores internacionais e até a presença de celebridades européias à primeira versão do Salon du Chocolat de Paris, que acontecerá em Salvador também em 2012, com o apoio do Governo da Bahia.

Lessa destaca na participação brasileira deste ano, a presença da agricultura familiar sulbaiana, com o apoio do governo, que mostrou para o mundo a importância do modelo cooperativista baiano na construção deste novo modelo econômico para o Estado. Cerca de 80 pessoas formaram a comitiva brasileira, entre organizadores, entidades, produtores de cacau e chocolate e empresários. “Muitos negócios foram feitos nas áreas de cacau, chocolate e turismo”, revela Lessa. Outro destaque, de acordo com o publicitário, é que todos os cinco finalistas brasileiros no concurso internacional de cacau, um dos pontos altos do evento, foram da Bahia. O vencedor, João Tavares, também. “Estamos realmente no caminho certo”, comemora Henrique Almeida.

Feliz com o resultado, Marco Lessa lembra que, agora, a missão é viabilizar o Festival Internacional do Chocolate, que deixa de ser apenas um evento, para fazer parte da agenda de negócios na Bahia. O circuito estadual de eventos em 2012 envolve o Congresso Brasileiro do Cacau - 26 a 28 de junho; o Festival Internacional do Chocolate da Bahia - 28 de junho a 02 de julho, ambos em Ilhéus; o Fórum Mundial do Chocolate - 04 e 05 de julho; o Salon du Chocolat da Bahia - 06 a 08 de julho, ambos em Salvador. Esta ação que mudou os mercados mundiais do chocolate e do cacau para o Brasil, é uma iniciativa da APC, Instituto Cabruca, com realização da empresa M21, com sua divisão de eventos que passa a se chamar MVU a partir de 2012, em parceria com o Governo da Bahia, através da Seagri, Setur, Sedir, CAR, Ceplac, Ministério da Agricultura, Sebrae, e apoio do governo do Pará, além de produtores, fábricas e empresários.
Por: Maurício Maron

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...