sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Fazenda Lembrança investe na mecanização para melhoria do cacau

Na Fazenda Lembrança II localizada no município de Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, a realidade da produção de cacau é diferenciada. Os produtores investiram na mecanização para melhorar a capacidade de beneficiamento do fruto. Desde a quebra até a secagem dos frutos são utilizados maquinários diferenciados, que de acordo com um dos proprietários, Edmar Lembrance, em entrevista à TV Mercado, a ideia partiu da falta de mão de obra qualificada e também para garantir a qualidade do produto.
“A ideia de se fazer mecanizado foi pela necessidade. Nós não tínhamos como fazer tudo isso manualmente sem perder a qualidade no processo. E também pela dificuldade de mão de obra que está começando a surgir aqui na região do Extremo Sul da Bahia”.
Na Lembrança II apenas a colheita do fruto é feita manualmente, os demais passos são mecanizados. O maquinário utilizado na propriedade foi pensado pelos nove irmãos, que integram a administração das fazendas. Eles aproveitaram a experiência com outras culturas para desenvolver as peças e agilizar o manejo. O maior equipamento desenvolvido é utilizado para quebrar e separar as amêndoas da casca através de um filtro que tem a capacidade de processar por hora, uma média de 1.500 litros de amêndoas mole.
São 250 hectares plantados com o cacau, aproximadamente mil e trezentas plantas por hectare, e uma expectativa de produção para a safra de 2012 de 40 mil arrobas. O que coloca a produção como uma das maiores do Estado, servindo de exemplo também com o modelo de irrigação.
Em algumas áreas, onde os pés ainda são pequenos, os produtores utilizam o manejo de cacau consorciado com a banana, isto para garantir o sombreamento dos frutos na fase inicial. Já as plantas maiores são cultivadas a pleno sol, com a utilização da ferti-irrigação por gotejamento (irrigação agregada com adubação), melhorando tamanho e a qualidade dos frutos.
Todo o processo de beneficiamento dos frutos, mesmo mecanizado, passa por um controle de qualidade constante, evitando assim que as amêndoas sejam contaminadas por impureza ou fumaça proveniente da secagem.
 Apesar da crise com a vassoura-de-bruxa que assolou a região e dizimou grande parte da plantação, a produção baiana do fruto tem aumentado significativamente, e especialistas de mercado acreditam que o desempenho da safra principal do ano de 2011/2012 atingirá o nível de 800-900 mil sc.

Assista a reportagem na íntegra no link:
http://www.mercadodocacau.com.br/video/Fazenda_Lembran%C3%A7a_II_
www.mercadodocacau.com.br 


Fonte: Mercado do Cacau 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO VISITA E VÊ OBRAS DO ITABUNÃO

Craque Zico visita obras de reforma do Itabunão e ressalta a importância da praça esportiva O secretário municipal de Esportes e Lazer, José...