quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Fábrica da JAC Motors em Itabuna


As Secretarias de Indústria, Comércio e Turismo e de Planejamento, de Itabuna, irão encaminhar na próxima semana ao Governo do Estado, um documento por meio do qual o município se compromete a oferecer incentivos para instalar uma unidade da fabricante de automóveis JAC Motors do Brasil, que prevê investimentos de R$ 900 milhões. 

        O titular da Indústria e Comércio, Carlos Leahy, afirma que a região tem plenas condições de receber esse empreendimento, principalmente a partir da implantação do Porto Sul. Além disso, o secretário lembra que o sul da Bahia é estrategicamente cortado por duas importantes rodovias, as BRs-101 e 415.

        A intenção, segundo Leahy, é realmente colocar Itabuna como opção para a fábrica de automóveis. “O que nós gostaríamos é de iniciar um dialogo mais amplo para conhecer as necessidades da indústria e podermos atrair um projeto desse porte, que pode potencializar os benefícios decorrentes da implantação do Porto Sul”, argumentou.

        O secretário ressalta que a proposta de Itabuna está em sintonia com o próprio Governo do Estado, que vem priorizando a política de interiorização do desenvolvimento e de descentralização dos investimentos. “O sul da Bahia tem um amplo potencial em termos de energia, infaestrutura e de serviços, e a implantação de uma nova indústria, com uso intensivo de mão-de-obra, produzirá efeitos muito positivos”, argumenta.

Como vantagens competitivas para Itabuna, o secretário da Indústria, Comércio e Turismo observa que o município não apenas funciona como um polo regional de comércio e serviços, como se consolida como um centro de ensino superior e que se fortalece com o projeto da criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba). A proposta foi anunciada recentemente pela presidente Dilma Rousseff.

Para fortalecer o seu pleito com relação à indústria de automóveis, a Prefeitura levanta a possibilidade de oferecer isenções de tributos municipais e a cessão de uma área de 300 mil metros quadrados, às margens da BR-415. A estratégia será ampliar esse debate, envolvendo a Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) e as lideranças regionais.        
Por: Kleber Torres Fotos: 18-10-2011   
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...