quarta-feira, 5 de outubro de 2011

TRÊS ARTIGOS DO JORNALISTA JUAREZ VICENTE

PARECE QUE DOEU!
Determinados elementos  não olham para sua própria vida. Vivem na sujeira e querem enlamear a todos. Ou seja: elogia ou não!
Com 40 anos de profissão, como radialista e jornalista, devidamente habilitado como determina a legislação, por diversas vezes diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (SINJORBA), editor, redator, repórter de vários jornais, revistas e TV, com uma vida profissional de competência e respeitabilidade sofri crítica de um indivíduo que sempre o conhecí mamando nas tetas de governos.
Como disse em artigo anterior, as moedas do tempo de Jesus Cristo eram moedas de prata. Hoje cada País determina a sua moeda. A do Brasil é Real. Não sei se R$ 600,00 equivalem a 30 moedas de prata daquela época. Sei apenas que esse dinheiro abalou a estrutura de terminada pessoa que está  no desespero.
Pessoa que elogiam ou não por dinheiro não tem dignidade e não pode ser chamada de pessoa de bem. Tenho em meu  currículo  o principal requisito de uma pessoa: honestidade. Se alguém perguntar a qualquer pessoa sobre a minha vida esta vai dizer: É honesto!
E para qualquer pessoa não ter medo de que alguém verifique a sua vida ela tem que ser honesta. E quem pode melhor informar a vida de alguém se não a categoria a que ela  pertence?
Eu posso afirmar a minha honestidade de cátedra. Posso ser chato, mas sou leal. Posso ser duro, mas  sei ser  amável. Não gosto de arrogante nem de imbecil. Gosto de tomar cerveja (se todos que bebem cerveja são cachaceiro, eu sou!)  e  gosto de pagar. Trato as pessoas bem, com respeito e sem bajulação. Elogio e critico com responsabilidade, sem comércio.
É por isso que tenho postura, sou respeitado e pertenço a uma categoria que muita gente nunca pertenceu e não pertencerá por não condições morais e intelectuais! (Juarez Vicente de Carvalho)
TEM GENTE PRÁ TUDO!
A política é uma coisa que nasce com a gente. Exercê-la na prática é vocação. Mas todo indivíduo é um ser político. Todos têm o direito (com raras exceções) de votar e ser votado.
Segundo Bertol Bract “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. 
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais”.
Mas, em todas as áreas existem os analfabetos, existem aquela gente  que quer demonstrar o conhecimento que não sabe, que quer ser dona do conhecimento que é para todos e de todos.
A política é coisa séria. E ainda no século XXI existe gente   que muda de lado ao piscar de olhos. Tem gente que elogia ou não. Depende dos benefícios recebidos. Tem gente que tem o cinismo explicito na cara. Mas o poeta Sosígenes Costa disse e escreveu: “ A mão que afaga é a mesma que apedreja”. Monteiro Lobado afirmou que “Confiar desconfiando”. Tudo isso é coisa da política.
Tem gente que go

sta de agrados. E quando perde esses agrados fica uma “fera”, perde a estribeira. Esquece a razão e usa toda a emoção. Todos sabem que a mola mestra do mundo é dinheiro. Por dinheiro muita gente é capaz de tudo. De matar, assaltar, caluniar, criticar, tornar-se indócil, indomável. Principalmente gente que usa mecanismos que podem abranger muitas pessoas. Essa gente pensa (por usar a emoção exarcebada) que é dona da verdade.
Tem gente para tudo. E não é de hoje. Segundo os cultos bíblicos Judas traiu Jesus por 30 moedas de prata. Isso já naquele tempo.
Hoje tem gente que trai, calunia, troca de lado, encontra defeitos no que elogiava, se desmoraliza porque perde R$ 600,00. Como disse: muita gente é capaz de tudo por dinheiro. Elogia ou não!
(Juarez Vicente de Carvalho – Jornalista)

 
MEDO DE QUE?
Líderes do Democratas afirmaram que vão às barras dos Tribunais para “barrarem” o registro do Partido Social Democrata (PDS).
Certo que no PSD inúmeros deputados, prefeitos, vereadores do DEM se filiaram. Mas por isso, as lideranças do DEM  não precisam ir até à justiça com pretensão de cassar o registro do partido. É  uma vingança mesquinha.
A verdade é que as lideranças do DEM não tiveram competência para manter seus filiados e de fazer conquista de mais pessoas.
Quem se filiou em outro partido, ou no PSD demonstrou insatisfação com o DEM e todos têm direito de se transferir para um partido novo (em caso de quem tem cargo eletivo) ou para qualquer partido (em caso de expulsão).
   As lideranças do DEM deveriam fazer uma campanha para conquistar novos filiados. Deveria exigir dos diretórios que tivessem uma sede. Nos diretórios da Bahia, por exemplo, poucos têm sede.
As lideranças da agremiação política deveriam fazer o que vem sendo feito em Itabuna: prestação de serviços.  Deveriam observar e aprender com o exemplo de Itabuna, onde o diretório tem uma presidente que faz política todos os dias, que vem conquistando pessoas, falando sobre os objetivos do partido.
O DEM deveria ter uma articuladora como Maria Alice. Deveria ter um prefeito como o Capitão Azevedo que procurou bairros abandonados pelos governantes há mais 30 anos e vem trabalhando neles, dando dignidade ao povo.
Na verdade os dirigentes do DEM deveriam sair dos gabinetes e visitar o povo! Deveriam deixar de ser preguiçosos!
Deveriam deixar o PSD de lado! 
(Juarez Vicente de Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...