terça-feira, 25 de outubro de 2011

Alunos vão doar sangue em Ilhéus


            O baixo estoque de bolsas no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, que atende boa parte dos hospitais da região sul da Bahia, vai resultar em uma campanha de doação de sangue envolvendo alunos dos cursos de Administração e Enfermagem da Faculdade Madre Thaís (FMT), na próxima quarta-feira (26), das 18 às 22 horas. A expectativa é de que a campanha resulte em, pelo menos, na coleta de 70 bolsas para o reabastecimento mais imediato do estoque.

            Ex-aluno da FMT, formado recentemente na primeira turma de Enfermagem da instituição de ensino, Adelson Bispo, de 32 anos, hoje funcionário do Banco de Sangue, se encarregou, nos últimos dias, de visitar todas as salas de aula, estimulando a doação entre ex-colegas. Ele informa que uma estrutura com a instalação de cinco poltronas coletoras será montada no auditório principal da FMT. Estudantes dos sétimo e oitavo semestres de Enfermagem também vão participar do trabalho, avaliando os sinais vitais dos doadores, a exemplo de pressão arterial, pulsação e temperatura, que são pré-requisitos necessários para a efetivação da coleta.

            O enfermeiro explica que além destas aferições, serão necessárias outras duas etapas de avaliação obrigatoriamente feitas pela equipe técnica do Banco de Sangue. Primeiro o paciente terá que passar pelo teste do peso e da altura: deve ter, no mínimo, metro e meio, e pesar 50 quilos. Depois serão feitas exames de praxe para saber maiores detalhes sobre a qualidade do sangue a ser coletado. Adelson Bispo chama a atenção dos alunos da FMT: eles não podem se alimentar, durante, pelo menos, duas horas do período que antecede a doação. Um farto lanche com frutas será disponibilizado aos doadores para logo após a coleta.

Por: Maurício Maron

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...