quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Luz elétrica chega para mais uma comunidade de Itacaré

A implantação do Programa Luz para Todos trouxe mais qualidade de vida para os moradores da nossa comunidade, que hoje podem consumir uma carne fresca, conservar suas frutas e verduras na geladeira. 
Além de acompanhar o noticiário pela televisão, assistir a um filme e uma novela. Posso assegurar que a autoestima dos moradores está nas alturas”, a declaração é da presidente da Associação Quilombola, João Rodrigues, Ariana dos Santos.
         Ariana afirma que muitas pessoas, principalmente os adolescentes que iam para a cidade, resistiam em retornar para a zona rural para não perder o desenrolar de uma trama de novela ou decisão de campeonato de futebol envolvendo o time do coração. “Hoje, as pessoas preferem ficar por aqui mesmo”.
         Ariana explica que a chegada da luz elétrica também tem contribuído para geração de renda para muitos moradores, que passaram a comercializar refrigerantes, geladinhos e até uma cervejinha. Ela conta que foi muito importante a parceria da comunidade com a prefeitura para que o programa chegasse.
         Já o agricultor Cassimiro Elias dos Santos lembrou que a luta dos moradores para a implantação do sistema de iluminação elétrica já durava mais de oito anos. “Estou muito feliz porque o sonho de muitas famílias foi realizado”.
        
Estrada
Cassimiro comemorou ainda a abertura de uma estrada de acesso à comunidade Quilombola João Rodrigues. “Hoje ficou muito mais fácil escoar nossa produção e também a ida das crianças para as escolas na cidade. Antes, as opções eram o lombo do animal e os barcos, numa viagem demorada é perigosa”, conta. 
         O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou a importância da parceria com a comunidade e pediu mais união dos moradores para que novos projetos sejam implantados na localidade. O prefeito lembrou que, por causa da falta de consenso, a comunidade perdeu o prazo para a construção de uma escola. 
         Anízio também agradeceu ao deputado federal Edson Pimenta, que trabalhou muito para a implantação do programa Luz para Todos em diversas comunidades rurais de Itacaré.  O programa beneficia 140 famílias somente no João Rodrigues e outras 24 moradias na mesma comunidade ainda serão contempladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...