terça-feira, 13 de setembro de 2011

Itabuna recebe estudos de impacto ambiental do Porto Sul


O coordenador executivo da Casa Civil do Estado da Bahia, Eracy Lafuente, acompanhado dos consultores da empresa Consórcio Hydros Orienta, Sandro Camargo e Pablo Cotsifis, entregou na última quinta-feira (8) ao prefeito Capitão Azevedo, o Estudo de Impacto Ambiental – EIA e o Relatório de Impacto Ambiental – RIMA do Porto Sul.

Os estudos necessários para o licenciamento ambiental do Porto Sul, junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente foi realizando durante o período de quatro a cinco meses sobre a região das cidades de Itabuna e Ilhéus, que sofrerão os impactos provenientes da instalação do empreendimento do Porto Sul. 

De acordo com Eracy Lafuente, o documento leva em consideração a atividade econômica de Itabuna e Ilhéus, seja na lavoura cacaueira, na agricultura, no turismo e na produção marítima, apresentando os correspondentes programas para mitigar e compensar os impactos. “Nós estamos trazendo uma grande ferramenta de desenvolvimento para a região, sem prejudicar o formato já existente”.

Participação

O EIA RIMA estará disponível a sociedade no site da Prefeitura Municipal de Itabuna para que ela possa divergir ou convergir sobre o assunto. Nos próximos meses, o grupo responsável pelo estudo voltará ao município para a realização de uma oficina com a administração pública para detalhar a relação do empreendimento com o município.

Para o prefeito Capitão Azevedo, os estudos são interessantes para informar a sociedade e aos munícipes da região, sobre o impacto que provoca a instalação de um empreendimento dessa ordem. “A região deverá estar informada sobre o que será instalado e o impacto que vai produzir, além de conhecer as compensações, que hão de vir para que o empreendimento venha desenvolver”.

A publicidade dos estudos de impacto ambiental foi considerada como um avanço significativo pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelino Oliveira, pois a população e os gestores municipais terão a oportunidade de opinar sobre os impactos causados pelo empreendimento. “Foi um avanço muito grande para que possamos discutir essas ações, juntamente com a comunidade e os gestores públicos dos municípios vizinhos e apresentar alguma solução para o Estado, que estará ouvindo o município”. 

Por: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges 12/09/11

Itabuna ganha mais  um sinal de TV
Ao participar com políticos, empresários e lideranças da Igreja Adventista da inauguração da sede da Associação Bahia Sul, que congrega as igrejas da região, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, elogiou o trabalho de evangelização das igrejas como uma ferramenta de construção da paz, valorização da cidadania e da inclusão social. 

Ele também destacou a importância do lançamento em Itabuna, pelo canal 19, do sinal da rede de Televisão Novo Tempo, dia 17, com um grande show na praça Otávio Mangabeira (Camacan), além de um mutirão com serviços de saúde, de assistência social e atendimento à população nas diversas áreas.

Para o Capitão Azevedo, a consolidação da Associação Bahia Sul e a implantação de mais um canal de televisão aberta fortalecem Itabuna como um grande polo regional, com um comércio pujante, serviços de educação e saúde, além de servir como fator de ampliação do trabalho de evangelização da Igreja Adventista, que investe num importante projeto de comunicação social.
O prefeito também destacou a importância da ação do governo municipal em projetos de combate à desigualdade social e anunciou investimentos de R$ 52 milhões em obras de saneamento básico, infraestrutura e habitação, “melhorando a qualidade de vida da população e ao mesmo tempo investindo na geração de emprego e renda”.

Para o secretário da Associação Bahia Sul, pastor Fernando Lopes, “estamos felizes em trazer para Itabuna a televisão Novo Tempo, um canal aberto e voltado para a prestação de serviços à comunidade e para a família, ampliando ao mesmo tempo o nosso trabalho de evangelização”.

O pastor informou que a Igreja Adventista vem investindo nacionalmente na expansão da Rede Novo Tempo, agora com uma base importante em Itabuna um centro regional do Sul da Bahia, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da população.

O lançamento do novo canal será, segundo ele, dia 17, na praça  Camacan, com a realização de uma ampla programação e um grande mutirão com a prestação de atendimento em saúde, valorização da cidadania, prestação de serviços assistenciais e shows com artistas evangélicos conhecidos nacionalmente. A emissora poderá ser acessada pelo canal aberto 19 ou 17 pela Sky.
Rede
A Rede Novo Tempo de Rádio é integrada por 16 Rádios distribuídas pelo Brasil. Ela teve seu início na cidade de Afonso Cláudio em 1989 e, a partir de 1996, começou a funcionar em Nova Friburgo. Atualmente as 16 emissoras (AM, FM e OT) presentes em mais de 900 municípios brasileiros alcançam cerca de 30 milhões de pessoas. 

Já a Rede Novo Tempo de Televisão começou a operar em 1996, em canal fechado. Em 2005 passou a ser geradora em caráter educativo com canal aberto na região do Vale do Paraíba. Atualmente está em mais de 400 cidades do país com sinal aberto e nacionalmente na Sky através do canal 17 para todo país e 141 para Fortaleza e cidades do Vale do Paraíba.
Por: Kleber Torres - Fotos: Pedro Augusto – 12/09/2011     
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasil tem agora o pior mercado de ações, aponta JPM

Maior banco do mundo põe o índice MSCI Brazil na lanterninha Do -  Diario do Poder - O banco norte-americano JP Morgan, o maior do mundo, di...