quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Em Ilhéus, unidades de conservação

Em consonância com a lei federal 9.985, de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Conservação da Natureza (SNUC), a Secretaria do Meio Ambiente iniciou o cadastramento das unidades de conservação do município. O principal objetivo é possibilitar que as referidas unidades passem a receber recursos financeiros oriundos das compensações ambientais geradas nos processos de licenciamento de competência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos).


“Após iniciarmos este trabalho, recebemos uma senha do Ministério do Meio Ambiente para que possamos alimentar o cadastro nacional com as informações referentes às nossas unidades de conservação”, diz o secretário do Meio Ambiente de Ilhéus, Harildo Machado. “Com isso, tanto o Parque Municipal da Boa Esperança, quanto o Parque Municipal Marinho dos Ilhéus, poderão passar a receber recursos que deverão ser aplicados em infraestrutura e na aquisição de equipamentos”, completa

O Secretário do Meio Ambiente lembra que, segundo informações de Antônio Olímpio, presidente da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Fundação Maramata), encontra-se tramitando na Câmara de Vereadores projeto de lei que cria uma terceira unidade de conservação em Ilhéus: o Monumento Hídrico da Lagoa Encantada. “Ainda segundo o presidente da Maramata, este projeto, de grande importância para a preservação da Lagoa, já foi aprovado em primeira votação”, diz Harildo Machado.

Geridas pela Secretaria do Meio Ambiente, a unidades possibilitam a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais. “Apesar dessas limitações, a utilização dessas áreas é permitida. Além da pesquisa científica, as unidades podem ser usadas para a visitação de cunho educacional e para o turismo ecológico”, afirma Harildo Machado.

De acordo com a Lei 9985, as unidades de conservação dividem-se em dois grupos: unidades de proteção integral e unidades de uso sustentável. O objetivo básico das Unidades de Proteção Integral é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos na legislação. Já a finalidade central das Unidades de Uso Sustentável é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.

Ainda segundo a lei, o grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias de unidade de conservação: Estação Ecológica, Reserva Biológica, Parque Nacional, Monumento Natural, Refúgio de Vida Silvestre. Por outro lado, constituem o grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias: Área de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Reserva de Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva do Patrimônio Natural.
http://www.ilheus.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...