segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Crianças deram aula de cidadania na abertura da Semana do Trânsito


        “Nunca atravesse na faixa sem prestar atenção. Olhe o farol ao atravessar. Nunca atravesse se o farol estiver amarelo da cor do sol”. Esses versos, dentre outros, musicalizados, cantados e coreografados por um grupo de crianças alunos da Escola Ação e Cidadania, da Fundação Manoel Chaves, deram o tom do que será a Semana Nacional do Trânsito em Itabuna. Participando da solenidade de abertura do evento, os pequenos utilizaram a criatividade para chamar à atenção dos participantes do quanto é necessário educar para prevenir e diminuir os acidentes de trânsito.

        Organizada pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) em parceria com diversas instituições públicas e do setor privado, a Semana Nacional do Trânsito em Itabuna teve início na manhã desta segunda-feira (19) e prossegue até a próxima sexta-feira, 23. Na Praça Otávio Mangabeira (Camacan), foram montados os stands para o desenvolvimento de diversas atividades educativas, exposição dos órgãos de trânsito, workshop com estudantes de Fisioterapia da FTC, atendimentos na área de saúde com alunos da Unime, além da Minicidade Itinerante do Trânsito.

        Na solenidade de abertura, o vice-prefeito Antonio Vieira, que também representou o chefe do executivo municipal Capitão Azevedo, conclamou a população itabunense a mirasse no exemplo dado pelas crianças da Escola da Fundação Chaves e, conscientemente, assumir a condição de cidadão responsável pelo trânsito. Ele também lembrou que, atualmente, de acordo com dados oficiais Itabuna possui mais 50 mil veículos, numa proporção de 1 para cada quatro habitantes.

        “Neste contexto, como não poderia ser diferente, a cidade registra números expressivos de acidentes. Por isto, a iniciativa da Settran de intensificar as ações educativas com a Semana Nacional do Trânsito é muito importante para que as pessoas sejam sensibilizadas e passem agir como cidadãos que respeitam e cumprem as leis do trânsito”, frisou o Vieira. O vice-prefeito acrescentou que os dados do Ministério da Saúde revelam que o Brasil gasta anualmente em torno de R$ 1 bilhão com as vítimas de acidentes de trânsito nos hospitais do País.
 
        Ações intensificadas

        Ao destacar a intensificação das ações educativas como os dos principais objetivos da Semana Nacional do Trânsito em Itabuna, o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Wesley Gonçalves Melo, ressaltou que no trabalho desenvolvido pela Settran esta é uma prática cotidiana e que conta com o envolvimento de diversos parceiros. “Além de educarmos as crianças, futuros condutores no trânsito de nossa cidade, a Secretaria foca também tais ações nos motoristas e pedestres para que eles possam perceber o quanto é importante agir com prudência no trânsito para evitar acidentes que, muitas vezes, causam danos irreparáveis”, argumentou Wesley.

        Representando as empresas parceiras, o diretor da FTC Itabuna, Cristiano Lôbo destacou o quanto é importante o envolvimento das instituições privadas nas ações promovidas visando à melhoria da qualidade de vida na comunidade. “Investir em educação é o melhor caminho para sensibilizarmos a todos para a necessidade de agirmos como verdadeiros cidadãos no trânsito”, disse. 

A solenidade contou ainda com a participação dos secretários municipais de Planejamento, Fernando Vita; da Educação, Gustavo Lisboa, do Esporte e Lazer, José Alcântara Pelegrini, além do presidente da Emasa, Geraldo Briglia, e assessores municipais  e representantes das instituições parceiras da Semana Nacional do Trânsito. A programação será encerradas na sexta-feira, 23, com o simulado de emergência e primeiros socorros com múltiplas vítimas, tendo a participação dos alunos de Enfermagem da FTC e do 4º Grupamento de Bombeiros Militares.
Por:Texto: Erivaldo Bomfim – Foto: Waldyr Gomes – 19/9/2011


www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...