segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Laboratório de Solos da Ceplac recebe certificado de excelência

            O Laboratório de Solos do Centro de Pesquisas do Cacau da Ceplac (Cepec) recebeu Certificado de Excelência do Programa de Análises de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF) 2011, coordenado nacionalmente pela Embrapa Solos, no Estado do Rio de Janeiro. Até o final de julho, a unidade realizou mais de quatro mil análises físico-químicas de solos, destacando-se Ilhéus, Ibirapitanga e Gandú como municípios nos quais os produtores rurais e agricultores familiares apresentaram maior número de amostras para análises. 

            Para os chefes da Seção de Nutrição de Plantas e Laboratório de Análise de Solos e Fertilizantes do Cepec, Robério Gama Pacheco e Isabel Fontes Lima Brandão, respectivamente, a certificação é reconhecimento à qualidade do trabalho de análises de solos prestado pela Ceplac aos produtores, que entenderam a necessidade de avaliação dos solos para fins de adubação, visando à elevação da produção e produtividade. Desde 1963, ano de criação do Cepec, que resultados analíticos de solos auxiliam a pesquisa e assistência técnica à cacauicultura e a outros cultivos de interesse econômico das regiões produtoras de cacau. 
             O Laboratório de Solos do Cepec também é responsável pelas análises de água para fins de potabilidade e irrigação e análises de corretivos e fertilizantes, além de realizar análise de tecidos, formulação de agrotóxicos, bebidas e alimentos, diagnósticos fitossanitários, resíduos de defensivos agrícolas e outros serviços. Há dois anos passou por inspeção de uma missão de fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o objetivo de promover a sua integração à rede de laboratórios do Ministério no País, fortalecendo ainda mais os trabalhos de pesquisa e fiscalização de fertilizantes e corretivos na região cacaueira.

Lei aqui mais informações sobre solos no sudeste da Bahia.

 ACS/Ceplac/Sueba
Por: Luiz Conceição
8 de Agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chico França rebate críticas do secretário de Esporte, Alcântara Pellegrine

O programa "Na Boca do Tubarão" deste sábado(13), apresentado por Neto Terra Branca e Rui Correia, teve a participação do engenhei...