sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Emasa festeja 22 anos de atividades dia 28 de agosto


Neste domingo, 28, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento - Emasa - festeja 22 anos de atividades. A data será marcada por uma confraternização dos funcionários na sede da Usemi, a partir das 9h30min e torneio de futebol realizado no sábado, 27, no campo da Adelba.

Engenheiro Geraldo Bríglia, presdiente pela 3º  vez
Maior empresa no setor de água e esgoto do interior baiano e a mais importante de Itabuna, a Emasa gera hoje emprego e renda para cerca de 400 funcionários, além de faturar e aplicar no município em torno de dois milhões de reais por mês. Desde 1989, quando foi criada pelo então prefeito Fernando Gomes Oliveira, a Emasa vem se destacando como suporte indispensável ao desenvolvimento da cidade, afinal seu produto principal – a água – é essencial à sobrevivência humana e à manutenção das empresas, indústrias e demais setores da atividade produtiva do município.

O relatório de atividades da Emasa de 2010 mostra que no ano passado a empresa forneceu abastecimento de água a mais de 200 mil habitantes (98% da população total) e esgotamento sanitário para aproximadamente 182 mil pessoas (88% do total de habitantes). Além de atender também uma população flutuante diária estimada em quase 15% do total, cerca de 30 mil pessoas. 

Presidindo a Emasa pela terceira vez desde 30 de junho último, o engenheiro Geraldo Briglia direciona o crescimento da empresa para a reestruturação da rede de distribuição de água, ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto e reativação das estações elevatórias que ele encontrou fechadas. O presidente já iniciou  a implantação do plano de cargos e salários, que trará junto um avançado programa de qualificação profissional, e vislumbra soluções para salvar o Rio Cachoeira, em médio e longo prazos. 
Intermediária de Mutuns

A interação da empresa com a comunidade é a principal meta do Projeto Educa Emasa, criado pela equipe técnica para promover uma conscientização socioambiental nos alunos, professores e educadores das redes pública e privada de ensino. O trabalho visa ainda contribuir para o uso racional da água nas mais diversas localidades, sensibilizando, informando, envolvendo as pessoas, além resgatar a credibilidade, o respeito e a confiança dos usuários da Emasa.

Outra meta da Emasa é implantar o Projeto Sustenta Cidade, elaborado pela educadora social Heloisa Pinheiro, que propõe a formação da Rede Itabuna, integrando ações de educação ambiental e social tendo como eixo a água.       As ações devem envolver todos os segmentos da comunidade, desde órgãos públicos a escolas, instituições sociais a organizações do terceiros setor.

Ascom/Emasa – 26/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...