quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Azevedo comemora reitoria da Universidade Federal em Itabuna

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, acompanhou no Palácio do Planalto, em Brasília, a cerimônia na qual a presidente Dilma Rousseff anunciou a criação de quatro universidades federais em estados do Norte e Nordeste. Uma das novas instituições de ensino superior será a Universidade Federal do Sul da Bahia (Unifesba), com reitoria em Itabuna e campi em Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

Para o prefeito, a Unifesba “terá importante papel no processo de retomada do desenvolvimento regional, consolidando Itabuna como um grande centro de ensino superior do Sul da Bahia”. Azevedo destaca que o sul da Bahia vive um período de otimismo e grandes expectativas, com a chegada de projetos estrurantes como o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). “No caso de Itabuna, que já é um polo de comércio e serviços, além de ter uma localização geográfica privilegiada, o fortalecimento da educação superior ajuda a formar um conjunto de requisitos para produzir um efeito muito positivo”, acredita.  

O governo municipal já se prontificou a oferecer todo o suporte necessário à implantação da nova universidade, estabelecendo um diálogo amplo com o Governo Federal. Azevedo ressalta a importância do apoio político ao projeto, que foi detalhado na solenidade pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. A proposta de criação da Unifesba mobilizou a bancada baiana no Congresso.

Infraestrutura
Ao todo, as quatro novas instituições de ensino terão 17 campi para atender à população dos respectivos estados, sendo que 12 deles ainda serão criados e cinco, transferidos de outras universidades já existentes. Além disso, 12 universidades federais de 11 estados vão receber 15 novos campi até 2014.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o processo será concluído com a entrega das obras de expansão de 12 universidades federais que terão 20 novas unidades até 2012. Esses campi já estavam previstos na etapa anterior do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Por:Kleber Torres 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...