segunda-feira, 11 de julho de 2011

Projeto de Inventariação Turística é apresentado a empresários de Ilhéus


Empresários do trade e representantes de entidades ligadas ao setor participaram na manhã desta segunda-feira (11) no Palácio Paranaguá da apresentação do projeto de Inventariação Turística, uma parceria entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a Prefeitura de Ilhéus e a empresa Bahia Mineração. 
  A inventariação é um dos requisitos do Ministério do Turismo para que os destinos turísticos alcancem competitividade em nível nacional, adaptando assim as diretrizes do Plano Nacional de Turismo para a Copa 2014.
A apresentação foi feita pelos professores da Uesc, Gustavo Cruz e Marco Ávila e teve como foco demonstrar a finalidade do inventário, metodologia, etapas, dentre outros aspectos. Entre os objetivos da iniciativa, que integra o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo, estão o monitoramento da sustentabilidade local, o diagnóstico participativo e o posicionamento de mercado. “Após a leitura técnica do inventário será possível identificar os riscos e problemáticas do turismo e traçar ações mais eficazes e tendo como base a sustentabilidade”. A coleta dos dados será realizada por meio de uma equipe interdisciplinar formada por professores e alunos da Uesc. Depois de validados pela Secretaria municipal de Turismo, os dados seguem análise da Bahiatursa e em seguida para o Ministério do Turismo.
O secretário de Turismo também participou da apresentação ressaltando a necessidade de cooperação de todos os agentes envolvidos no processo de construção do inventário. “Parcerias com entidades representativas do setor, a exemplo da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) serão fundamentais para o sucesso desta ação”. Também presente ao evento, o empresário Alfredo Landim também defendeu a articulação dos empresários do setor e novas ações voltadas para o levantamento sociocultural, com fins para o turismo, a exemplo da pesquisa realizada pela Bahiatursa durante o São João de Ilhéus.
Também participaram da apresentação a secretária Lidiney Campos (Educação), o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, o empresário e jornalista Hans Schaeppi, os representantes da Bahia Mineração, Sabrina de Branco e Ricardo Ribeiro e o presidente da Atil, Ricardo Miyazato.
Ascom/Ilhéus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sexta- feira SANTA em Itabuna

Piedade SENHOR! Nesta Sexta-feira SANTA  o dia em que todos os cristãos devem refletir; pedindo perdão a Deus, e seguir o exemplo de amor de...