quinta-feira, 14 de julho de 2011

Itabuna Card visa à integração do sistema de transporte urbano

O prefeito Capitão Azevedo participa nesta sexta-feira (15), às 19 horas, do lançamento oficial do Itabuna Card, em solenidade no Tarik Fontes Plaza Hotel, com a participação de jornalistas e autoridades.

O sistema, que visa à integração do sistema de transporte de massa,  envolve a Secretaria de Transporte e Trânsito e a Associação das Empresas de Transportes Coletivos formada pelas empresas Expresso Rio Cachoeira e Viação São Miguel.
 
Para o secretário de Transporte e Trânsito, Wesley Gonçalves Melo o novo sistema é inovador e vai permitir o transbordo de passageiros gerando mais facilidades e benefícios para os usuários, que vão pagar uma passagem e utilizar dois ônibus, com um menor custo. 

Ele observa ainda, que o novo modelo proposto por uma equipe de técnicos e consultores oferece a possibilidade de  melhoria dos serviços de transporte urbano, com uma espera menor nos pontos de ônibus e racionalização das linhas. No estudo preliminar realizado para a implantação do sistema foi detectado que 78% das linhas tinham uma espera superior a 30 minutos e, com o modelo implementado agora, 80% das linhas terão uma espera inferior a 30 minutos.

Wesley Melo explica que o sistema será operado pelos mesmos 100 veículos já existentes: “não haverá nem diminuição e nem aumento  da frota, até porque a cidade não comporta um maior número de ônibus, daí a importância dos projetos e estudos visando a melhoria da mobilidade urbana, que vêm sendo implementados pelo governo municipal”.

O sistema do Itabuna Card vai ser operado e controlado pelas empresas filiadas à Aetu, cabendo à fiscalização à Prefeitura de Itabuna, poder concedente do serviço, a sua fiscalização através da Settran, que vai acompanhar o novo modelo, inclusive atuando na campanha de esclarecimento e orientação à população, uma vez que o sistema mexe com todos os usuários dos transportes de massa na cidade.

No sábado (16), o sistema será apresentado às lideranças comunitárias durante um encontro na Usemi, quando segundo o secretário, serão agendados encontros das equipes da Settur e Aetu, que vão às diversas comunidades explicar as inovações e os benefícios do Itabuna Card.

O secretário explica que o trabalho de marketing do Itabuna Card está sendo deflagrado com o lançamento de uma campanha envolvendo a distribuição de panfletos, disponibilização de mapas sobre todas as linhas  e mobilização de orientadores que vão atuar nos pontos de ônibus da cidade devidamente uniformizados e identificados pela Setran.

Wesley Melo acredita que como toda mudança de padrões,  a princípio a população vai sentir algumas dificuldades para a entender implementação do sistema, mas no futuro, compreenderá que o modelo adotado vai permitir racionalizar os serviços, agilizar o transporte urbano e gerar beneficios à comunidade com um serviço de qualidade e eficiente.  
Por: Kleber Torres - Fotos: Pedro Augusto - 14-07-2011   
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...