quarta-feira, 27 de julho de 2011

Azevedo quer uma frente em defesa do Hospital de Base


            O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, empossou hoje, 26, em solenidade no seu gabinete, com a presença do deputado Gilberto Santana, do vereador Milton Cerqueira, de secretários municipais, médicos e trabalhadores da área da saúde, a Gilnay Cunha Santana, que assume a presidência da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi), entidade mantenedora do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
 
Na oportunidade, o Capitão Azevedo fez uma defesa enfática da retomada da gestão plena da saúde e da manutenção do hospital sob o controle do município, uma luta de que depende da mobilização da sociedade e do apoio das lideranças itabunenses, que devem formar uma grande frente suprapartidária.

        Ele considerou que a indicação de Gilnay Santana é resultado de um encontro político para unir forças em defesa da população itabunense e mostra o compromisso de um governo que quer acertar: “A questão do Hospital de Base é um desafio e a superação das suas dificuldades depende da fé, bem como da união de esforços”, complementou.

        Para o Capitão Azevedo, o Hospital de Base foi construído com o objetivo de atender a pessoas carentes e sem acesso aos planos de saúde, sendo por isso mesmo um hospital 100% SUS, mas que conta com um corpo clínico competente e integrado por uma equipe de profissionais capacitados, que precisam do apoio da comunidade e do governo municipal.

        Alem de salientar a preocupação do deputado estadual Gilberto Santana, responsável pela indicação da presidente do Hblem, com a questão social, o prefeito denunciou uma orquestração de cunho político visando impor de cima para baixo e de forma autoritária a estadualização do Hospital de Base, que atende a pacientes removidos de Ilhéus e de outros hospitais do estado na região.        

O capitão Azevedo acredita que a escolha da saúde como alvo de ação política está errado, porque a questão envolve vidas humanas em situação de risco: “Por isso precisamos o apoio da comunidade itabunense e regional, que precisam estar atentas e mobilizadas, numa luta pela razão e em defesa dos nossos direitos”.

Ao lembrar que no início da sua gestão Itabuna já enfrentava problemas com a perda da gestão plena, o que resultou no contingenciamento de exames de alta e média complexidade, o Capitão Azevedo, observou que hoje, o Hospital de Base recebe pagamento pelos serviços ao SUS com valores defasados, e a oferta de uma suplementação de R$ 500 mil aos valores repassados envolve exigências onerosas e de aplicação inviável.

Posse

Ao ser empossada, Gilay Cunha Santana explicou que assume a presidência da Fasi com por indicação do deputado Gilberto Santana, que é um parceiro do governo municipal: “Sei que uma andorinha só não faz verão, e vamos precisar do apoio de todos, com o compromisso maior de lutar pela saúde e pela vida, até porque o Hospital de Base é viável, tem solução e salvação”, argumentou.

A proposta segundo ela, é mobilizar o governo municipal, os trabalhadores do hospital e a comunidade para resgatar um patrimônio que é do povo de Itabuna, “por isso contem comigo para trabalhar em defesa da nossa população”, destacou a presidente da Fasi.

Compromisso

O deputado Gilberto  Santana ressaltou o compromisso de resgatar o Hospital de Base, que é um patrimônio de Itabuna e da região, construído com recursos do município e atende hoje a pacientes de 120 municípios. 

Sugeriu ao governo do estado a construção em Itabuna de um hospital regional, o que ampliaria o número de leitos e melhoraria de forma efetiva a oferta de serviços de saúde à população regional.

O parlamentar destacou as qualidades de Gilnay Santana, que vai montar uma equipe para enfrentar e superar as dificuldades enfrentadas pelo Hblem: “O importante é que tenho uma voz para defender os interesses de Itabuna e no dia 12 de agosto, estaremos discutindo essa questão com uma comissão da Assembleia Legislativa que visita a Itabuna”.

Como deputado, Gilberto Santana defendeu a retomada da gestão plena, o que depende do apoio do Conselho Municipal de Saúde, cujos integrantes devem estar ao lado da população de Itabuna e na defesa de manutenção do Hospital de Base, como também do Cemepi e da maternidade Ester Gomes.

Por:Kleber Torres - Fotos: Pedro Augusto 26-7-2011  
www.itabuna.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...