sexta-feira, 3 de junho de 2011

Tudo pronto para a festa do Dia Internacional do Cacau


     A Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira do Estado da Bahia da Ceplac finalizou ontem, 2, os preparativos para a comemoração do Dia Internacional do Cacau no domingo(05). Sob o tema “Modernização da Gestão da Cacauicultura”, a festa será marcada pela troca de experiências entre pesquisadores e extensionsitas da instituição, produtores de cacau, técnicos de instituições convidadas e representantes governamentais. 

            Durante reunião, o superintendente da Ceplac, Antonio Zózimo de Matos Costa, conferiu providências adotadas pela Comissão do Evento para o brilhantismo da festa, onde serão conhecidos o “Cacauicultor do Ano” e o “Destaque da Agricultura Familiar”. A premiação recai sobre produtores que reconhecidamente aplicaram tecnologias recomendas pela instituição para o manejo e combate às principais pragas e doenças da lavoura cacaueira.

            Na sua 53ª edição, o Dia Internacional do Cacau será aberta às 8h30min com apresentação do Coral da Ceplac, seguida da composição da Mesa pelo cerimonial, pronunciamento de autoridades presentes e assinatura de convênios. Às 10h15min será lançada a publicação “Indicação de Variedades de Cacaueiros para Uso Comercial”, pelo chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Adonias de Castro Virgens Filho, e da cartilha “Gestão Moderna da Cacauicultura”, pelo chefe do Centro de Extensão da Ceplac (Cenex), Sérgio Murilo Correia Menezes. 

Às 11 horas, será feita homenagem especial e anunciados o “Destaque da Agricultura Familiar” e “Cacauicultor do Ano”, seguido de pronunciamento do Diretor da Ceplac Jay Wallace da Silva e Mota para marcar as festividades, que acontecem sempre no primeiro domingo de junho, como previsto em Turrialba, Costa Rica, em 1958, por sugestão do cientista americano Robert Fowler, durante uma conferência interamericana reunindo especialistas em cacau de todo o mundo. As comemorações se encerrarão, às 13 horas, como almoço no Restaurante da Ceplac. 

ACS/Ceplac/Sueba
Por: Luiz Conceição
2 de Junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...