terça-feira, 21 de junho de 2011

TicoMia 2011 vai homenagear a banda Mastruz com Leite



     A maior festa de camisa do São João da Bahia, o TicoMia, completa 24 anos com a expectativa de ser a melhor edição de todos os tempos. Este ano, o arrasta-pé acontece no dia 25 de junho, na fazenda El Dorado, em Ibicuí, com um número recorde de atrações: a revelação Serginho Di Goiás, Dorgival Dantas, Forró do Muído, César Menotti e Fabiano, Lordão, Mastruz com Leite, Aviões do Forró e Estakazero. Os portões serão abertos a partir das 11 horas. 

     Com o tema “Eu sou o Forró!”, o TicoMia 2011 mantém a tradição junina de priorizar o forró como gênero de música predominante. “Nosso lema é cem por cento forró e servimos de referência para outros eventos juninos”, admite o criador e produtor da festa, Lourival Dourado Filho, o Douradinho. Este ano, as homenagens vão para a banda Mastruz com Leite, que completa 20 anos de carreira. Em 2009, a banda homenageada foi o Lordão, e em 2010, o sanfoneiro e forrozeiro Dominguinhos. 

    Os passaportes de acesso ao TicoMia se esgotaram no início do mês de junho, ultrapassando todas as expectativas, sendo esperado um grande público de Salvador. E quem vai ao baile da sanfona, zabumba e triângulo deve chegar cedo para evitar o congestionamento no acesso, pois tudo começa a partir do meio-dia e se estende até as 22 horas. Com 24 anos de história, o evento atrai visitantes de quase todos os estados do Brasil, embora a maioria dos participantes seja da Bahia, contribuindo para aumentar ainda mais o fluxo turístico da cidade de Ibicuí. 

    Infraestrutura - O promotor do evento, Lourival Dourado Filho, informa que montou uma infraestrutura mais organizada, no sentido de garantir mais conforto e melhores serviços aos presentes. Uma obra de sustentação e ampliação dos dois palcos foi realizada, além da construção de cinco camarins e uma sala de imprensa que servirá para entrevistas com os artistas convidados. Com os dois palcos funcionando paralelamente, a ideia é eliminar os intervalos entre uma atração e outra. A área de estacionamento também foi redimensionada. 

  A Praça de Alimentação, um dos atrativos do evento, também ganhou mais espaço  para o serviço permanente de churrascaria, queijo coalho, crepe, o “beijumania”, acarajé, abará, comidas típicas como pamonha, milho cozido, amendoim, doces de jenipapo e cocadas de vários sabores, além de bebidas como cerveja, refrigerante, água de coco, caldo de cana, batidas do Ligante, licores, ice, sorvete de cachaça, água mineral, entre outros. 

   São João de Ibicuí - Uma das cidades mais procuradas da Bahia para as festanças de São João, Ibicuí promete repetir o sucesso de anos anteriores. Em 2011, a cidade está oferecendo diversas atrações do forró no período de 22 a 26 de junho, na praça Régis Pacheco, começando a partir das 18 horas,  com apresentação de grupos musicais e trios de sanfoneiros executando o forró pé de serra. 
   Segundo o prefeito Cláudio Dourado, mesmo com uma pecuária de cerca de 100 mil bovinos, o São João é a principal atividade econômica do município de Ibicuí, que prima pela hospitalidade. O município conta com uma população de 15.800 habitantes, e durante o São João são esperadas 80 mil pessoas.  A hotelaria oferece 400 leitos, mas nesse período grande parte da população ganha dinheiro com o aluguel de casas, que varia de 700 a 10 mil reais, a temporada.  

  Ibicuí abre a programação no dia 22, a partir das 22h30min, com a banda Lordão, seguida de Dorgival Dantas e Forró Danado de Bom. No dia 23, Fala Mansa, Muleke Doido, Bel Lima, Severina Xique-Xique e Urubu Fogoso. Dia 24, Forró do Muído, Caviar com Rapadura, Caninana do Forró, Bel Lima, Zabumbahia e Urubu Fogoso. Dia 25, Edigar Mão Branca, Forró Balancear, Edu Forró e Banda Cheiro de Forró. Dia 26, a partir das 14 horas, haverá banda Lordão, Ítalo e Reno, Serginho di Goiás, Banda Vera Cruz, Severina Xique-Xique e Urubu Fogoso.


Por: Valério de Magalhães e Zé Carlinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...