quarta-feira, 8 de junho de 2011

São Desidério se prepara para o melhor São João do oeste baiano

São Desidério é um município rico em manifestações culturais, a exemplo dos tradicionais festejos da Padroeira Nossa Senhora Aparecida e do Divino Espírito Santo, da Pegada do Mastro, dos Rallys Feminino e Masculino de Bike, da Peregrinação de Santa Cruz, da Romaria Ecológica, da Festa da Paz e do famoso São João do Sítio Grande.

Falando nisso, as festas juninas se aproximam, por isso a prefeitura de São Desidério, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, organiza o melhor São João do oeste baiano, realizado sempre uma semana antes da data oficial, 24 de junho. O cenário deste evento é o distrito de Sítio Grande, um lugar aconchegante e belo. 

Localizado a 15 km da sede do município, o local além de proporcionar diversão nas noites juninas, também oferece um verdadeiro encontro com a natureza. Paredões propícios para a prática de rapel e tirolesa, grutas cobertas por pinturas rupestres e o fascinante Rio Grande, convidativo e irresistível durante as horas quentes do dia.

O circuito da festa este ano foi ampliado e conta com uma área especial de 8.400 m², muito mais espaço e conforto. O acesso ao local será sinalizado para orientar os visitantes. A festa tem o apoio das policias Militar, Civil e Rodoviária Federal. 

E onde tem São João, tem quadrilha junina, por isso grupos regionais se apresentarão na abertura da festa. Outra tradição do São João do Sítio é o casamento caipira que será apresentado no sábado às 17h. 

A estrutura contará com dois palcos, 30 barracas de bebidas, coquetéis e petiscos, duas barracas exclusivas para comidas típicas, 20 banheiros químicos, pontos de apoio estratégicos de segurança, saúde, vigilância sanitária e  shows pirotécnicos para iluminar as noites de São João. “Tudo está sendo preparado com cuidado e carinho para acolher os moradores e visitantes, e repetir o sucesso das edições anteriores”, anima-se o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Nerito Carvalho.

E para fazer a abertura da festa na sexta-feira, dia 17, o Cantor Flávio Brasil e a dupla Di Paulo e Paulino. No sábado, 18, a animação ficará por conta do cantor Del Feliz, da banda Falamansa e dos sertanejos Ítalo e Renno. Já no domingo, aqueles que quiserem dançar agarradinho, curtirão o som do cantor Zezo. Bandas locais também participarão da festa que abre espaço para os artistas da terra.

Histórico - O São João sempre foi uma tradição valorizada no município. Em 1997 foi realizado pela primeira vez no distrito de Sítio Grande, antes era feito na sede, na antiga Praça do Mercado Municipal. O carisma do povo de Sítio, as características interioranas da comunidade e as belezas naturais garantiram ao local a continuidade da festa.

Santos Pedro e Paulo - O município também comemora os Santos Pedro e Paulo no dia 29 de junho. Na sede, em frente à capela do Cemitério São Pedro, será realizada uma missa solene, seguida da queima da fogueira. Uma multidão aguarda ansiosa a queda da árvore, pois segundo a tradição dezenas de brindes devem ser pendurados nela. Logo em seguida uma apresentação musical animará os participantes na Praça Abelardo Alencar.
Por: Jackeline Bispo
Foto: Rodney Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...