quinta-feira, 2 de junho de 2011

Recursos hídricos debatida em Simpósio Ambiental em Itabuna

        Com base em farto material de pesquisa e dados estatísticos, além de informações de importantes organizações internacionais que tratam das questões ambientais, o doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos Jorge Antonio Barros de Macedo instigou os participantes do II Simpósio do Meio Ambiente de Itabuna a refletirem seriamente sobre as possíveis consequenciais, para os próximos 30 anos, do uso irracional e escassez dos recursos hídricos.

        Organizado pela Prefeitura de Itabuna e a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), o Simpósio conta com a participação de estudantes, ambientalistas, profissionais e técnicos que atuam na gestão do meio ambiente, além de educadores da Rede Pública Municipal e profissionais que lidam com direito ambiental. Durante o evento, está sendo debatido o tema “Educação e Saneamento Ambiental, Uma Política de Direito e Responsabilidade Social”.  

        Fazendo um comparativo entre as vítimas de grandes catástrofes naturais, as altas taxas de crescimento populacional, densidade demográfica, migração e urbanização não planejada, Jorge Macedo chamou à atenção para a degradação ambiental que está implícita com o aumento da população e, consequentemente, com o consumo desordenado. 

“Os números comprovam, por exemplo, que para recompor os mais de 280 mil mortos no tsunami da Indonésia, em 2004, o mundo precisou apenas de um dia e uma hora e 30 minutos. Isto demonstra o quanto é impactante o crescimento populacional na diminuição dos recursos naturais, principalmente nas reservas de água potável”, frisou Mendonça.

Abertura

Na solenidade de abertura do II Simpósio do Meio Ambiente, o secretário municipal da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, que também representou o prefeito Capitão Azevedo naquele ato, ressaltou a importância do evento como contribuição para a implementação das políticas de educação ambiental e para a preservação dos recursos naturais que ainda restam no município. 

Ele lembrou que o debate proporcionado pelo I Simpósio em 2009, e outros eventos similares realizados em anos anteriores, foram importantes inclusive para a construção das Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental no Município de Itabuna, cujo projeto está sendo encaminhado para a apreciação e deliberação do Conselho Municipal de Educação (CME). “Nós acreditamos que somente pela Educação é que poderemos construir uma consciência coletiva voltada para o respeito e a preservação do meio ambiente”, frisou Lisboa.

A solenidade contou ainda com a presença do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antonio Marcelino Oliveira, que destacou os avanços do município nas questões ambientais e fez críticas a proposta de anistia prevista no novo Código Ambiental Brasileiro para os grandes devastadores das florestas brasileiras. Também fizeram pronunciamentos o presidente da Emasa, Alfredo Melo; o diretor-geral da FTC Itabuna, Cristiano Lôbo; e o representante do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Roberto Mendonça.

Nesta quinta-feira, dia 2, a programação teve sequência com três palestras, uma rodada de debates, no turno matutino, e quatro mini cursos à tarde. O tema “Política e Plano Municipal de Saneamento Básico, foi abordado pelo professor titular e PhD em Saneamento da Ufba, Roberto Santos Moraes. Ao engenheiro civil Cláudio Fontes falou sobre  as “Perspectivas para o Saneamento Ambiental na Região Sul da Bahia”. A “Gestão de Aterros Sanitários” foi o foco da palestra do engenheiro Francisco Gleydson, supervisor de aterros do Grupo Marquise. Para sexta-feira, dia 3, estão previstas outras três palestras, debates e mais quatro mini cursos.
Por:Erivaldo Bomfim - Fotos: Pedro Augusto – 02/06/2011
Moradores elogiam governo pelas   obras no bairro São Pedro

         A segunda etapa das obras de infraestrutura, com saneamento, esgotamento pluvial, pavimentação asfáltica,  urbanização e iluminação da avenida Pedro Jorge, com mais de um quilômetro de extensão, está agradando aos moradores do bairro São Pedro. A obra mobiliza 20 operários, além de técnicos da Empresa Municipal de Água e Saneamento e será concluída até 28 de julho no Dia da Cidade.

        Até agora foram concluídas 100% das obras de drenagem; 37% da rede de esgotamento sanitário e 50% da contenção de encostas. A primeira etapa foi concluída e inaugurada ano passado, e a nova fase corta o São Pedro e vai interligar o Pedro Jerônimo ao São Judas, totalizando cerca de dois quilômetros em toda a sua extensão.

        A dona de casa Rosenice Santos de Jesus destaca que a infraestrutura e a pavimentação chegam na hora certa, melhorando assim as condições de vida da população: “O fato é que o nosso bairro que estava abandonado e carente de tudo vai ganhar novo visual”.

Rúbia Santos Silva observa que a população esperava por melhorias ao longo dos últimos 20 anos  em função das promessas de candidatos que só visitavam a comunidade nos período de campanha, uma situação que mudou agora, na gestão do prefeito Azevedo. 

Moradora há 35 anos no São Pedro, Vera Lúcia Santos elogiou a ação do governo para a conclusão da avenida Pedro Jorge, que abre mais uma importante via de tráfego melhorando a mobilidade urbana “e a qualidade de vida da população do bairro. Eu acredito na obra, porque conheço o Capitão Azevedo desde muito jovem”, complementou.

A empresária Valdinéia Santos Oliveira, proprietária de uma loja de miudezas na avenida Pedro Jorge, destaca que além dos benefícios diretos da população, a obra vai permitir fortalecer o comércio do bairro, onde já funcionam lojas, mercearias, açougues, minimercados e outros estabelecimentos, “o que resulta numa grande expectativa para todos nós”.

O segurança Pedro Barbosa vê conclusão da avenida um fator de valorização dos imóveis do bairro e observa que até agora, nenhum prefeito havia executado uma obra desta dimensão, “o que além de ótimo para a comunidade, também me deixa feliz”, finalizou.

Por:Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto  01-06-2011 
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...