terça-feira, 28 de junho de 2011

Obras na Pedro Jorge termino até o mês de julho


A Prefeitura de Itabuna mantém a mobilização de equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com o objetivo de acelerar a segunda etapa das obras da Avenida Pedro Jorge, num trecho de 1,5 quilômetro de extensão que liga os bairros São Caetano e São Judas Tadeu. A intervenção urbana vai permitir uma melhor interligação entre a Avenida Roberto Santos  a Rua Dinamarca, no São Judas, um importante corredor de tráfego na cidade.

O secretário José Alencar, titular da Sedur, explica que o projeto foi elaborado por técnicos da Secretaria e vem sendo executado com recursos do próprio município. O projeto executivo está dentro do cronograma e a previsão é de que as obras sejam concluídas até o dia 28 de julho, integrando o pacote de ações administrativas a ser apresentado durante os festejos do 101º aniversário de Itabuna.

Além da nova pavimentação, a obra inclui a implantação de alvenaria de contenção, revisão da rede de abastecimento de água e esgoto, e saneamento. Complementam os trabalhos a construção de meio-fio, passeios e instalação de novo sistema de iluminação pública. Na primeira etapa das obras, a Pedro Jorge já teve 1 quilômetro pavimentado, no trecho entre a Avenida Roberto Santos e o bairro São Pedro.

O prefeito José Nilton Azevedo destaca a relevância da iniciativa, observando que, além do benefício direto para as comunidades que vivem no seu entorno, a avenida é um dos mais importantes corredores de tráfego do transporte coletivo de Itabuna. 

“Uma coisa que precisa ser destacada é que grande parte dessa obra está debaixo da terra”, observa Azevedo, referindo-se à construção do sistema de saneamento, que praticamente não existia ao longo da avenida. A rede antigamente instalada, no modelo condominial, foi considerada ineficiente pelos técnicos e reprovada também pela população.

Apoio à seleção itabunense

       Representantes da Prefeitura Municipal de Itabuna, da Liga Itabunense de Futebol (LIF), de diversas entidades da sociedade civil e da iniciativa privada discutiram nesta terça-feira, dia 28, o projeto de apoio à Seleção Amadora de Futebol, que vai participar do Campeonato Intermunicipal de 2011, com uma equipe competitiva e tendo como base atletas revelados pela própria comunidade.

        O secretário de Esportes, Alcântara Pelegrini, considerou a reunião proveitosa, com destaque para a formação de uma comissão integrada pelo juiz Marcos Bandeira e pelos empresários Eduardo Fontes (Associação Comercial e Empresarial de Itabuna e Tarik Fontes Plaza Hotel), Edson Paiva (Conlar), Gérson Berto (Panorama Calçados), Pedro Jatobá (Pedreira União) e Antônio Mangabeira (Oncosul), que vão atuar na criação das condições operacionais para equipe.

Ele lembra que Itabuna tem uma história vitoriosa no Intermunicipal, com a conquista de oito títulos, mas  que estagnou nos últimos 40 anos: “A idéia deste projeto é resgatar a força de Itabuna, que sempre foi um celeiro de craques e uma força importante no futebol da Bahia, mas é também uma cidade violenta e está entre as primeiras em termos de vulnerabilidade  para os jovens, uma questão que preocupa ao governo municipal”, complementou.

Convocação

Já o vice-presidente da LIF, Ubaldino Souza, anuncia que para a competição já foram convocados 45 atletas, dos quais 25 vão integrar o selecionado itabunense, montado com jogadores da comunidade e que foram observados em competições como o Campeonato Interbairros.

O juiz Marcos Bandeira destacou a importância da mobilização do poder público e da sociedade para o apoio ao selecionado itabunense. Ele considera o esporte como uma alternativa de integração social e ao mesmo tempo um instrumento de combate à violência, numa cidade que já liderou o ranking nacional em termos de vulnerabilidade de jovens.

Outro aspecto ressaltado por ele, é que o Intermunicipal é uma importante vitrine esportiva e o projeto itabunense tem tudo para ser vencedor. Elogiou também ao Campeonato Interbairros, que reuniu mais de 50 equipes integrando jovens dos diversos bairros: “Acredito que este é o momento de resgatarmos o esporte amador itabunense”.

O empresário Pedro Jatobá também tem uma avaliação positiva do encontro, com a discussão de estratégias de apoio à Liga Itabunense e para que seja formada uma equipe competitiva, capaz de conquistar o título agora em 2011, acabando um jejum de quatro décadas.
                         
Por Kleber Torres - Reportagem: Osvaldo Bispo – Fotos: Waldyr Gomes - 28-6-2011  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...