quinta-feira, 16 de junho de 2011

Especialistas em chocolate de todo o mundo estarão no III Festival do Chocolate em Ilhéus


 Na programação do III Festival do Chocolate da Bahia, que vai acontecer em Ilhéus, sul do estado, no período de 06 a 10 de julho, já estão confirmadas as presenças de importantes autoridades especialistas em chocolate no Brasil e do exterior, que participarão, no dia 9, de um evento denominado “Chocoday”, um dia dedicado à palestras, degustação de chocolates e premiação do concurso de bolos “Arte em Chocolate”. O festival acontece no Centro de Convenções e é o resultado de uma parceria entre o Instituto Cabruca, Associação dos Produtores de Cacau (APC), Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL) e Costa do Cacau Convention Bureau, Secretarias municipal e estadual do Turismo e M21 Eventos.
 
A organização do evento já confirmou as presenças do produtor e empresário Diego Badaró, que debaterá sobre a “Amma, um chocolate baiano entre os melhores do mundo”. A temática “Chocolate, da confeitaria a gastronomia”, será apresentada pelo professor Paulo Landa, especialista em gastronomia e com cursos no Brasil e na Europa. Ele também é instrutor de cursos da “Maria Chocolate”, uma loja especializada em venda e cursos sobre chocolates que funciona em Belo Horizonte.

Uma palestra internacional da consultora de chocolates Chloe Doutre-Roussel, autora da obra “The Chocolate Connaisseur” e consultora free lance de diversas marcas do produto no mundo, também está confirmada. Ela falará sobre o tema “Que chocolate o mundo prefere”. Francesa respeitada em todo o circuito chocolateiro – dos produtores de grãos às empresas de marketing - Chloe é presença garantida em grandes eventos deste gênero no mundo. Ela começou a ficar conhecida em 2003, quando foi contratada como compradora de chocolates, em Londres. Três mil pessoas disputavam a vaga. Além de especialista, ela é uma chocólatra confessa - do tipo que manda fazer vestidos com bolsos sob medida para carregar barras de chocolate.

Allessandro Michelon e Rodrigo Aquim também são presenças confirmadas no evento. Eles são representantes da “Aquim”, uma boutique gastronômica localizada no Rio de Janeiro, que faz sucesso com jóias comestíveis, e alguns dos seus produtos têm, inclusive, a generosa interpretação de Oscar Niemeyer, autor de uma barra exclusivamente desenhada para a Aquim. Eles falarão sobre “As boutiques de chocolate”. Quem encerra o “Chocoday”, no Festival do Chocolate, é a chocolatier, professora e consultora em gastronomia, Mirian Pinkowski. Ela trará uma vivência de 10 anos na França e Alemanha, com experiência em gastronomia, hotelaria, varejo, educação e consultoria. Miriam falará sobre “As notas do cacau no chocolate”.

O publicitário Marco Lessa, coordenador do evento, considera a programação do ”Chocoday” uma oportunidade única de reunir tantos especialistas renomados em torno de um evento em Ilhéus. Em sua terceira edição, o III Festival do Chocolate pretende consolidar, em cinco dias, uma programação dinâmica para incrementar o fluxo de turistas no período, oferecendo opções de cultura e lazer, reafirmando Ilhéus entre os mais importantes pólos de produção do cacau e do chocolate no Brasil.

Além de visitar a feira, participar de cursos ministrados por mestres chocolateiros, assistir a palestras e fóruns que versam sobre etapas da produção e beneficiamento do fruto, o evento permite que os produtores de cacau e chocolate exponham os seus produtos para venda direta ou fechamento de negócios futuros. Este ano, o festival chega com uma proposta inovadora para a região, realizando concursos nacionais - como melhor bolo de chocolate e melhor amêndoa - lançamento de roteiros turísticos, exposição de artes, presença de renomados palestrantes e especialistas internacionais em chocolate, com maior participação de entidades do setor, dentre outras oportunidades.

         Além disso, o público poderá apreciar as propostas já executadas na última edição: a Feira do Chocolate, que será extensiva aos segmentos agregados de matéria prima, equipamentos industriais, embalagens, dentre outros derivados, gerando benefícios aos micro e pequenos produtores de cacau e fabricantes de chocolate da região; o Planeta Chocolate, um espaço voltado para o público infantil, com brinquedos, recreadores, atividades lúdico-educativas e comercialização de produtos; e a Jornada do Chocolate, com workshops e oficinas abordando a sustentabilidade, tendências do mercado de chocolate, bem como novidades do setor na programação do Inovacacau, evento que tem o objetivo divulgar as inovações tecnológicas na área.

         A data, definida em comum acordo com as secretarias de Turismo e Agricultura do Estado, já vai preparando a Bahia para receber, em julho de 2012, a 1ª edição do Salão do Chocolate de Paris no Brasil. A iniciativa conta ainda com o apoio do Governo da Bahia, Bahiatursa, Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional, Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, CAR, EBDA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Banco do Nordeste, Desembahia, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Câmara do Turismo da Costa do Cacau e Sebrae.
 
Por: Maurício Maron

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...