quarta-feira, 29 de junho de 2011

Encerramento do São João em Ilhéus foi marcado pela comemoração do Dia da Cidade


Sucesso de público, animação, música boa e uma excelente infraestrutura. Este foi o resultado do “São João É Praia e Forró”, que aconteceu em Ilhéus no período de 23 a 27 deste mês, promovido pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado. O Parque de Exposições, localizado na rodovia Ilhéus/Canavieiras na zona sul da cidade, foi o palco desta grande festa, que atraiu milhares de pessoas entre ilheenses e visitantes.

O último dia da festividade, segunda-feira (27), foi marcado pela comemoração aos 477 anos de fundação de Ilhéus. Grandes atrações subiram ao palco, dando um brilho especial a festa: Xote Apimentado, Adelmário Coelho, Banda Estakazero, e Dorgival Dantas foram alguns dos nomes de peso que agitaram o forró na noite de encerramento. Á meia-noite, fogos de artifícios acompanhados da música “parabéns a você” entoada pelos presentes, marcaram a celebração.

Para completar a alegria, a realização do Concurso de Quadrilhas Junina 2011 animou os competidores que em belos trajes típicos executaram maravilhosas coreografias. O grupo vencedor foi o No Lume da Fogueira da cidade de Iguai, no interior baiano. A disputa foi acirrada e contou com a participação de quadrilhas de bairros ilheenses como Salobrinho, Malhado, Nelson Costa, Avenida Esperança e Alto do Coqueiro.

Infraestrutura- “Um lugar perfeito para um verdadeiro ‘arraiá’ junino”, esta foi a opinião do prefeito Newton Lima em relação à escolha do Parque de Exposições para sediar o evento. No local, uma maravilhosa infra-estrutura foi montada para garantir a animação e tranqüilidade dos participantes do “arraiá”. No total, 26 barracas de comidas e serviços diversos e mais vinte e cinco barracas de bebidas, além de seis bares e cinco trailers proporcionaram um serviço de qualidade aos presentes.

Em toda área foram instaladas cerca de duas mil lâmpadas, que contaram com a manutenção diária de cinco eletricistas. Um caminhão pipa e um caminhão fossa deram suporte ao local e uma equipe de quarenta homens, todas as manhãs após a festa, realizaram a limpeza do Parque de Exposições para o outro dia de folia.

Segurança- A Polícia Militar participou do esquema de segurança com 10 patrulhas com cerca de oitenta homens por noite, fiscalizando a parte interna da festa. Na parte externa e no estacionamento o evento contou além da Polícia Militar com a participação da Polícia Rodoviária Estadual, de agentes de trânsito e de fiscais da Prefeitura de Ilhéus. A Guarda Municipal com um efetivo de vinte e cinco homens, e o Corpo de Bombeiros com quatorze, também auxiliaram na manutenção da segurança. 

Saúde- O número de atendimentos foi considerado normal para dias de festa e com ocorrências consideradas leves, segundo explicou a coordenadora de ambulância, Mara Rodrigues. Em cada noite equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, ajudante de serviço gerais, além de uma ambulância e um carro de apoio estavam  a disposição para atendimento na festa.

Prevenção- A Quermesse da Prevenção, espaço organizado pela coordenação de DST/Aids da Secretaria da Saúde de Ilhéus foi uma atração a parte neste São João. A quermesse foi um verdadeiro sucesso, com a participação de mais de mil pessoas por noite. Segundo Roberto Garcia, que faz parte da coordenação do DST/Aids em Ilhéus, “esta ação teve como objetivo trazer uma inovação na maneira de informar sobre as doenças sexualmente transmissíveis e consequentemente pontecializar a prevenção”.

A Quermesse da Prevenção contou com o apoio das ONGs Saphos, Acroe-Tsulba e Nepsi, que realizaram em suas barracas diversas brincadeiras lúdicas, abordando formas de contagio, modos de prevenção e informações sobre tratamento das DST. Além do material informativo, a coordenação do DST/Aids realizou entrega de cerca de 8 mil preservativos, femininos e masculinos, por noite.
Ascom/Ilhéus
www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...