segunda-feira, 20 de junho de 2011

Conselho Municipal do Idoso comemora 12 anos de atuação


Plenário lotado
        Uma sessão solene realizada na tarde da última sexta-feira, dia 17, no auditório Gervásio Oliveira da FTC, marcou as comemorações do 12º aniversário de criação e atuação do Conselho Municipal do Idoso de Itabuna (CMI). Para a solenidade, a diretoria do órgão mobilizou mais de duas dezenas de idosos de clubes da terceira idade itabunense, além de autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada.

        Após a execução do Hino Nacional e do Hino Oficial de Itabuna, a presidente do CMI, Maria Nilza Coutinho, durante o discurso que declarou aberta a sessão, enfatizou o estreitamento das relações entre o colegiado e o governo municipal, através da Secretaria de Assistência Social, o que tem permitido o fortalecimento da atuação do CMI na defesa dos direitos dos idosos, no controle social e acompanhamento da execução das políticas públicas municipais voltadas para a população da chamada terceira idade.

        “Graças à sensibilidade do prefeito Azevedo e da secretária Marina Silva, estamos percebendo que teremos mais apoio para tornar mais próximas dos idosos as ações do Conselho. Isso nos faz acreditar que é possível proporcionarmos melhores condições de vida e maior dignidade para a pessoa idosa”, frisou.

Nilza Coutinho destacou ainda a parceria estabelecida com a FTC Itabuna que através de projetos, a exemplo da Faculdade Abeta à Terceira Idade, tem contribuído efetivamente para a promoção de melhor qualidade de vida da população idosa da cidade. “A FTerceiraIdade é uma prova concreta do compromisso desta instituição de ensino com a sociedade itabunense. Aqui os nossos idosos são acolhidos e respeitados a partir de valorização das suas experiências de vida”, disse  a presidente do CMI ao agradecer ao diretor-geral da Faculdade, professor Cristiano Lôbo, que participou das comemorações.

Presente no auditório da FTC, a secretária de Assistência Social, Marina Silva, fez questão de destaca a importância da atuação do Conselho Municipal do idoso de Itabuna para tornar mais eficazes as políticas do governo municipal de assistência aos idosos. “Percebemos um crescimento significativo da população idosa em nosso município e o prefeito Azevedo parte do entendimento de que sozinho é inviável assistir com a devida dignidade essas pessoas em suas necessidades fundamentais. Neste sentido, mais do que um órgão fiscalizador das políticas públicas, nós temos o CMI com um parceiro fundamental para que essa assistência chegue a todos que de fato precisam”, disse.

Orlando  e Nilza
Durante a sessão solene do 12º aniversário do CMI, o radialista Orlando Cardoso também foi homenageado pelo transcurso dos seus 50 anos de atuação profissional. Muito aplaudido, o comunicador recebeu, ao lado da família, congratulações da Rede de Ensino FTC e do Conselho do Idoso, materializadas em forma de placas. A saudação ao homenageado ficou a cargo do presidente da Academia dos Pensadores de Itabuna, jornalista Paulo Lima. A festa teve ainda apresentações de dança e o lançamento do livro “Os 5 segredos para a saúde", do médico Teobaldo Magalhães.

O Conselho

O Conselho Municipal do Idoso é um órgão de representação e de interlocução junto à comunidade e poderes públicos no sentido de compartilhar a busca de soluções aos múltiplos problemas enfrentados pela pessoa idosa, aquela que tem idade a partir de 60 anos. Em Itabuna, o CMI foi criado pela Lei Municipal 1.787, de 20 de maio de 1999. Trata-se de órgão de direito público vinculado à Secretaria de Assistência Social do Município. 

É órgão paritário, de caráter deliberativo e constituído por organizações governamentais e não governamentais, podendo incorporar outras organizações, desde que mantenha a paridade. Essas Organizações se fazem presentes no Conselho através de dois representantes (titular e suplente) por elas indicados.
_Por: Erivaldo Bomfim - Fotos: Vinícius Borges – 20/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...