quarta-feira, 8 de junho de 2011

Comitê de prevenção da moniliáse do cacaueiro toma posse na Bahia


            O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), e o Governo da Bahia via Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), lançam oficialmente, nesta quinta-feira, 9, o Comitê Técnico de Prevenção à Monilíase do Cacaueiro, com  a posse dos seus membros. A solenidade acontece no auditório Hélio Reis de Oliveira, do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), na Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira do Estado da Bahia da Ceplac, no Km 22 de Rodovia BR -415 - Jorge Amado, trecho Ilhéus - Itabuna.

            O Comitê tem como objetivo desenvolver ações de prevenção à entrada e ao estabelecimento da Monilíase do Cacaueiro no Estado da Bahia, através de atividades integradas de pesquisa, assistência técnica, educação e defesa sanitária vegetal. A coordenadora Catarina Cotrim Mattos Sobrinho destaca a importância da ação conjunta dos órgãos de defesa agropecuária vegetal e pesquisa por ser a praga mais devastadora que a vassoura-de-bruxa e ainda não ter registros em território brasileiro, apesar de atacar países fronteiriços como Perú, Colômbia e Venezuela. 

Nos esforços preventivos da doença e de defesa agropecuária se juntam a Superintendência Federal da Agricultura do Ministério da Agricultura na Bahia (MAPA/SFA) e as secretarias estaduais da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) e Indústria, Comércio e Mineração (SICM). Também se agregam a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) e a Federação da Agricultura do Estado da Bahia (FAEB). 

            Na reunião de criação do Comitê, no dia 4 de maio, foram escolhidos e aclamados os indicados: Catarina Cotrim Mattos Sobrinho, ADAB - Itabuna, coordenadora - geral; e Givaldo Rocha Niela, Ceplac/Cepec, vice - coordenador. Também Karina Peres Gramacho, Ceplac/Cepec, e Jadergudson Pereira, Uesc, coordenadores técnicos científicos; José Ronaldo Monteiro Lopes, Ceplac/Cenex; Clécio Luiz S. Teles, ADAB, Itabuna; e Joaquim Raimundo N. Marinho, MAPA/SFA/BA, coordenação secretaria.

            Ainda, Antonio Almeida Junior, Seagri; José Roberto S. Lima, EBDA; Durval Libânio, IF Baiano; e Isidoro Gesteira, Faeb; coordenação de Assuntos Estratégicos; Mário Luiz de Albuquerque Tavares, Ceplac/Sueba; e Marcelo Libório Fraga Lima; coordenação de Planejamento, Projetos e Finanças.
ACS/Ceplac/Sueba
Por: Luiz Conceição
08 de Junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...