segunda-feira, 6 de junho de 2011

Capitão Azevedo quer união de esforços em defesa da região


        O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo defendeu, durante a solenidade de comemoração do Dia Internacional do Cacau, realizada no último domingo (5), uma grande mobilização de políticos, produtores e técnicos em defesa do resgate do potencial da Ceplac como órgão de pesquisa e como instituição de apoio ao desenvolvimento regional. Elogiou os abnegados servidores da instituição e cobrou uma saída para a questão do endividamento dos produtores. O evento aconteceu no Centro de Pesquisas do Cacau,

        Lembrando que a região não tinha favelas há 40 anos atrás e era um importante centro de geração de divisas para a Bahia, o prefeito destacou que este quadro foi alterado com a grave crise provocada pela introdução da vassoura-de-bruxa nas plantações de cacau, que em pouco mais de duas décadas desestruturou o sistema produtivo e deixou um saldo de milhares de desempregados. 

        Azevedo disse ainda que a crise do cacau empobreceu os municípios, afetou a receita das prefeituras e deixou como saldo uma crise social: “Hoje, Itabuna tem um verdadeiro cinturão de pobreza no entorno da cidade e um grande contingente de pessoas sem perspectiva”, argumentou.

        Ele elogiou o trabalho desenvolvido pela Ceplac ao longo das últimas cinco décadas, abrindo estradas, implantando infraestrutura e realizando pesquisas sobre a lavoura do cacau e defendeu uma união de esforços porque “só com força, coragem e determinação é que poderemos superar as adversidades”.

        O prefeito destacou ainda o abnegado quadro de servidores e questionou o esvaziamento da instituição, que precisa ser fortalecida para gerar pesquisas para o controle da vassoura-de-bruxa e para que se encontre uma solução para a questão das dividas que hoje onera os produtores.

 Obras agradam aos
moradores do Emanoel Leão
 
O pacote de obras que a Prefeitura de Itabuna vem realizando, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Emasa, no bairro Emanoel Leão vem agradando aos moradores da comunidade, que recebe até 28 de julho, um posto de saúde, além de três quilômetros de rede de esgoto sanitário e pluvial, drenagem, 2,5 mil metros de pavimentação asfáltica, urbanização e iluminação.

Para José Ramos Nascimento, que reside no bairro, a execução das obras representa uma surpresa muito grata e consolida um compromisso de campanha assumido pelo prefeito Azevedo, “que cumpre assim a palavra empenhada na campanha e beneficia a toda a população do bairro”.

Marcos Menezes Bruno elogiou o governo pela realização das obras em andamento e que deverão ser concluídas num prazo de cerca de 50 dias: “O nosso bairro estava abandonado e com estas obras ganha uma nova fisionomia, além de serviços essenciais de esgoto e de atendimento à saúde”. Ele também elogia a valorização dos imóveis, uma outra consequência das obras em execução.

O cadeirante Vando Conceição dos Santos considera as obras como muito importantes e essenciais para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, em especial com relação à questão da mobilidade urbana e para pessoas com algum tipo de limitação para a sua locomoção, graças ao cumprimento de um compromisso de campanha assumido e realizado pelo prefeito em conjunto com a sua equipe.

Por: Kleber Torres - Fotos: Pedro Augusto e Vinícius Borges 06-06-2011   
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...