quarta-feira, 8 de junho de 2011

Bataclan em Ilhéus prepara noite especial para os namorados

 Imagina um jantar pra lá de romântico, ao lado de uma pessoa especial, num lugar sofisticado e servido por um chef que é disputado e elogiado por nomes como o da primeira dama da França, Carla Bruni; pelas modelos Gisele Bündchen, Raica de Oliveira e Daniela Sarayba; e o piloto de Fórmula 1, Rubens Barrichelo, alguns dos seus mais importantes clientes. Imaginou? Agora: você pode mesmo acreditar que tudo isso pode acontecer em Ilhéus, no próximo sábado, em comemoração ao Dia dos Namorados? Nós respondemos: Pode sim! Você e sua (ou seu) acompanhante poderão desfrutar deste mesmo sentimento vivenciado por grandes estrelas do mundo político, da moda, do esporte. E dar, a preços bem acessíveis, uma boa apurada no paladar.
 
O local é o espaço turístico e cultural Bataclan, antigo cabaré e cassino freqüentado pelos coronéis do cacau, imortalizado na obra do escritor Jorge Amado. E o disputadíssimo chef é o paulistano Paulinho Martins, que, agora, além de sócio do espaço, é o responsável pela cozinha de alto padrão da antiga Casa de Maria Machadão. Pois bem: o Bataclan e Paulinho prepararam uma noite especial para os namorados de plantão. No sábado (11), a partir das 20h30min, ao som do Grupo Bossa Jazz, formado pelos instrumentistas Ricardo Maciel e Marco Munhoz, ele decidiu elaborar dois pratos especiais para comemorar o Dia dos namorados: “Aos Amantes Virgílio Cabral & Ester da Silveira” e “Aos Amantes Sérgio Moura & Julieta Zude”, mostram toda a competência de Paulinho Martins na cozinha e ainda homenageiam personagens da obra do escritor grapiúna Jorge Amado.

Paulinho é um alquimista com requinte e sofisticação. Apaixonado pela cozinha nacional, o chef é um dos profissionais, na atualidade, mais elogiados no Brasil. É daqueles que conhecem uma boa cozinha para se trabalhar num piscar de olhos. Começou “ralando”, em 99, no restaurante Manacá, ponto de encontro da elite paulistana, no litoral norte de São Paulo. Foi ajudante de cozinha, padeiro, confeiteiro, saladeiro até chegar a chef. Mas ele queria mais: decidiu ir para a França e estudar detalhes sobre a “nouvelle cuisine” que desde a década de 70 goza de grande prestígio no mundo, principalmente no ocidente. Esticou a temporada até Bordeaux, a capital mundial do vinho. Ganhou experiência, voltou ao Brasil e veio parar no sul da Bahia, para chefiar a cozinha de um grande hotel de luxo.

Profissional requisitado, Paulinho Martins chegou, em 2009, a fazer 46 vôos nas 52 semanas do ano. Foram compromissos no Brasil e no exterior. Mas com o nascimento do filho, resolveu diminuir o ritmo. Mesmo assim, com a sua empresa Panela Brasil, ministra consultorias a grandes empresas e ainda presta serviços em residências de passeio de mega-empresários. Agora – dentre vários outros projetos – toca ao lado dos amigos e sócios Carlos e Taís Tomich, a nova proposta de funcionamento do Bataclan. “A maior expressão da cultura é o que o povo come. Por isso o que queremos no Bataclan é que o espaço seja mais que um restaurante. Que seja um centro de cultura que possa ser visitado e admirado pelos ilheenses e pelos visitantes”, assegura. Ele lembra que o Bataclan, nos tempos áureos do cacau, sempre foi um símbolo do progresso. “Aqui era um espaço da diversidade cultural, onde se via desde o tango argentino ao cabaré francês. Estamos resgatando histórias de chefes franceses que passaram pelo Vesúvio e depois vieram pra cá”, revela.

É por isso que para Paulinho Martins, Carlos e Taís o grande desafio do momento é mostrar que o Bataclan é mais que um patrimônio arquitetônico em bom estado de conservação. É serviço de qualidade, é respeito à cultura, resgate e difusão da história. É também uma oportunidade de transformar o Dia dos Namorados, em uma noite especial, cheia de romantismo e temperada pelo bom gosto.


Menu 1
Aos Amantes Virgílio Cabral & Ester da Silveira
Couvert
Pão, pasta de manjericão, geléia de tomate picante, caldinho afrodisíaco de badejo.
Petisco
Casal de canapés – Brie com geléia de uva & camarões com palmito picante
       Entrada
Gratinado de bacalhau, batata doce e gruiere
Principal
Prato de frutos do mar grelhados ao leve molho de gengibre com brócolis e purê de batata
Sobremesa
Crepe de banana com sorvete de canela

Menu 2
Aos Amantes Sérgio Moura & Julieta Zude
Couvert
Pão, pasta de manjericão, geléia de tomate picante, caldinho afrodisíaco de badejo.
Petisco
Casal de canapés – Brie com geléia de uva & camarões com palmito picante
Entrada
Salada verde com camarões e manga flambados em especiarias
Principal
Filé mignon em crosta de ervas com molho de vinho tinto e risoto de fungui
Sobremesa
Sinfonia de chocolate

O preço do jantar varia entre R$ 140 a R$ 180* por casal. (consulte o mapa de mesa)
Reservas pelos fones (73) 3084-3363/3633-7670/3634-0088
E dá direito à escolha de um menu por pessoa com uma taça de espumante**

Por> Maurício Maron
Ilhéus-Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...