sexta-feira, 20 de maio de 2011

Rose Castro e Claudevane Leite garantem Utilidade Pública à ATAFASUL


A Associação de Familiares, Amigos e Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia do Sul e Estremo Sul da Bahia – ATAFASUL ganhou apoio da Câmara de vereadores de Itabuna, que aprovou projeto de lei da vereadora Rose Castro (PR) e do vereador Claudevane Leite (PT), reconhecendo-a como entidade de utilidade pública. A ATAFASUL, com sede no Bairro São Caetano, tem atuado há pelo menos seis anos. 

Com este reconhecimento, a associação poderá obter posteriormente, junto ao governo federal, a qualificação como Organização Social.

Rose Castro diz considerar de grande importância a aprovação do projeto pela Câmara Municipal, principalmente porque agora a ATAFASUL poderá ser isenta de impostos, permitindo a ampliação dos benefícios aos portadores da anemia falciforme e talassemia. No Brasil, cerca de 2,1% tem falciforme. Na Bahia a prevalência varia entre 5 a 10% devido ao predomínio da população negra.

A Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Clique aqui e conheça mais sobre a anemia falciforme, sintomas e tratamento. O diagnóstico é feito através do exame eletroforese de hemoglobina. Mas o teste do pezinho, realizado gratuitamente antes do bebê receber alta da maternidade, identifica precocemente a anemia falciforme.

Já a Talassemia, também conhecida como anemia do Mediterrâneo, é uma doença hereditária trazida para o Brasil pelos habitantes dos países banhados pelo mar Mediterrâneo (portugueses, espanhóis, italianos, gregos, egípcios, libaneses). Sua principal característica é a produção anômala de hemoglobina, uma proteína do sangue responsável pelo transporte de oxigênio para todos os tecidos do organismo. Conheça mais sobre essa doença através deste link

Por: Vanda Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...