quarta-feira, 11 de maio de 2011

Projeto de requalificação do Aterro de Itariri ganha apoio de ONG

O projeto de requalificação do Aterro Sanitário do Itariri avança em nova etapa, e para garantir o cumprimento deste novo cronograma de ações emergenciais, secretários e técnicos da Prefeitura de Ilhéus se reuniram na manhã desta quarta-feira (11) com representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e da ONG Compromisso Empresarial com a Reciclagem (Cempre) no salão nobre do Palácio Paranaguá.


Esta nova etapa, segundo explicou a representante da Conder, a arquiteta Luciana Marques, visa não só a retomada da finalização da construção do galpão no aterro, assim como de todas as outras ações estruturais e sociais iniciadas pelo projeto. “Dessa vez o projeto contará com o importante suporte da ONG Cempre, que vai disponibilizar equipamentos, graças à parceria mantida com a iniciativa privada, a exemplo de máquinas de prensa, empacotadeira, entre outras”. De acordo com o representante da ONG Cempre, Ivo Milani, a instituição, fundada em 1992, atua em todo o país, na promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo.


O secretário municipal do Planejamento, Indústria e Comércio, Alisson Mendonça, destacou que houve grandes avanços no que diz respeito à área social e que esse esforço deve continuar visando beneficiar os principais “atores sociais” envolvidos neste processo que são os catadores. Atualmente, cerca de 130 famílias utilizam o aterro como fonte única de renda. Já o secretário de Meio Ambiente, Harildon Machado, propôs, durante a reunião, a formação de um grupo de trabalho, integrado pelas secretárias, para acompanhar e dar seguimento ao cronograma do projeto de micro aliança público-privada entre a Prefeitura Municipal de Ilhéus e os catadores de materiais recicláveis.


Entre as ações previstas no cronograma estão a realização de capacitação para ordenamento e valorização da atividade no galpão, o acompanhamento técnico e social dos catadores, a operacionalização do galpão, entre outras atividades. No próximo dia 20, uma audiência pública agendada para as 15 horas no auditório da Justiça Federal, centro de Ilhéus, para ampliar a discussão sobre o novo andamento do projeto junto com a sociedade civil organizada.

Participaram ainda da reunião o vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre; os secretários Carlos Freitas (Desenvolvimento Urbano), Emenson Silva (Assistência Social e Trabalho), o chefe de Gabinete, José Nazal Soub, o vereador Tarcísio Paixão.
Ascom/Ilhéus
http://www.ilhéus.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasil tem agora o pior mercado de ações, aponta JPM

Maior banco do mundo põe o índice MSCI Brazil na lanterninha Do -  Diario do Poder - O banco norte-americano JP Morgan, o maior do mundo, di...