terça-feira, 31 de maio de 2011

Prefeitura Móvel um programa de gestão inovador

       Considerado um programa pioneiro entre 417 municípios baianos, a Prefeitura Móvel chegou, no último final de semana, ao bairro da Califórnia, uma área densamente povoada na zona Norte da cidade de Itabuna, com a proposta de beneficiar a 26 quilômetros de ruas, com obras de pavimentação, tapa-buracos, melhorias do esgotamento sanitário, abastecimento de água e ações do governo nas áreas de Educação, Saúde e Assistência social, além de acesso aos serviços públicos.

        O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, fez questão de saudar cada um dos participantes na solenidade de abertura dos trabalhos, lembrando que a Prefeitura Móvel é uma ação voltada para o povo grapiúna, que visa também mostrar que a administração pública está presente e ao lado da população, através da valorização da cidadania.

Atendimento

        Outro aspecto importante destacado por ele é a democratização do atendimento com um gabinete sem portas, com acesso para pessoas de todas as classes e a oferta de todos os serviços da Prefeitura de Itabuna, tanto na área social, como de infraestrutura e de melhoria da mobilidade urbana.

        Para Azevedo, a participação popular efetiva foi a melhor resposta da população ao Programa Prefeitura Móvel, mostrando uma verdadeira festa da democracia: “estamos aqui para ouvir sugestões, críticas e reivindicações dos moradores do bairro, bem como para definirmos ações de curto, médio e longo prazos”.

Recursos próprios

        Ele explica que a ação é realizada com recursos municipais e envolve, inclusive, a mobilização de equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da Emasa, melhorando a qualidade de vida da população e a própria realidade urbana. O prefeito vistoriou obras em andamento e autorizou a construção de pontes nas ruas Elias Leal e São Mateus, ampliando a integração do bairro com a Nova Califórnia.

        Azevedo observa ainda, que a escolha do bairro da Califórnia não ocorreu por acaso, mas a partir de uma avaliação da equipe de governo, levando em conta a densidade populacional e as carências de infraestrutura, uma vez que é uma área com problemas complexos, e por isso está recebendo todos os serviços oferecidos pelo governo municipal.

        Durante toda a manhã foram também realizadas atividades culturais como shows de street dance e rap, além da apresentação do coral de alunos do Colégio Ubaldo Dantas – cujo espaço físico foi utilizado como anexo para atendimentos de saúde, em conjunto com a Unidade Básica de Saúde, Alberto Teixeira Barreto.


26 quilômetros de ruas serão
beneficiadas


A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) está mobilizando nada menos que dez caçambas, duas patróis e três retroescavadeiras, além rolos compactadores e equipamentos de pavimentação asfáltica para a recuperação de mais de 26 quilômetros de ruas e avenidas no bairro da Califórnia.

Segundo o secretário José Alencar a ação na Califórnia leva em conta a complexidade de uma área densamente povoada e que está recebendo além da operação tapa-buracos, a abertura de ruas, pavimentação e urbanização. As ações incluem a malha de  escoamento de transporte coletivo urbano, com fluxo intenso de tráfego.

Ele explica que a ação foi planejada nos diversos detalhes pela equipe técnica da Sedur, considerando as especificidades da área, as demandas da população, bem como as ações da Emasa, que vai cuidar da infraestrutura de abastecimento de água e esgotamento sanitário. 

José de Alencar adianta que o trabalho somente será concluído pela Sedur após a recuperação da malha viária do bairro, além da abertura de mais um acesso para os Conjuntos Pedro Fontes I e II, construídos através do programa “Minha casa, Minha Vida” e para o semi-anel rodoviário.

Setran

O secretário de Transporte e Trânsito, Wesley Gonçalves de Melo destaca que as ações do governo são integradas e envolvem as diversas secretarias visando beneficiar à população. No caso da Setran, após a conclusão do trabalho de recuperação das vias de acesso pela Sedur, serão realizados investimentos em sinalização horizontal e vertical, oferecendo mais segurança para os motoristas que trafegam na área e também para os transeuntes. O projeto contempla ainda a melhoria dos abrigos de ônibus.

Emasa

Já o presidente da Emasa, Alfredo Melo, explica que equipes e máquinas a Empresa foram mobilizadas para atuar na Prefeitura Móvel, realizando reparos em vazamentos na rede de água e esgoto, bem como com a execução de ações preventivas e de manutenção na rede de esgotos pluviais.

A ação teve, inclusive, o suporte de uma nova retroescavadeira adquirida agora pela Emasa por R$ 210 mil, que será utilizada na expansão das redes de águas pluviais, de esgotos e recuperação de esgotos.

Lideranças comunitárias elogiam
 
        O presidente da União das Associações de Moradores de Itabuna (Uami), Juscelino Nunes Barros elogiou a proposta do Programa da Prefeitura Móvel, “que veio para ficar e tem todo o apoio das lideranças comunitárias, pois visa o bem estar e a melhoria da qualidade de vida da população”. 

        Ele observa que acompanhou o lançamento do programa no Lomanto Junior, que teve excelentes resultados e chega agora à Califórnia, mas a expectativa é que ele alcance aos diversos bairros levando as ações do governo à comunidade.

        Para o presidente da Associação de Moradores da Califórnia, José de Souza Cabral, que teve uma audiência com o prefeito durante a implementação desta etapa do programa: “é um projeto importante para todos nós e que nos aproxima do governo para uma troca de informações ou reivindicações”, argumentou.

        O líder comunitário observa que o bairro enfrenta problemas complexos porque é uma área densamente povoada, mas que além de ser essencialmente residencial, tem um comércio diversificado e em expansão, com lojas, farmácias, padarias, mercados e açougues, contado também com uma feira livre, mas que foi abandonado nos últimos 20 anos.

        Cabral explica que além da expectativa de 100% de melhoria e pavimentação de ruas, a população espera investimentos na rede de esgotamento sanitário, na infraestrutura de serviços e até mesmo de mobilidade urbana.   

A comerciante Márcia Alencar, que tem um estabelecimento comercial na rua Londrina, elogiou a proposta da Prefeitura Móvel, que vai melhorar a infraetsrutura do bairro e destaca como importante mudanças na feira, que precisa ser reurbanizada e reestruturada.


Aaudiências públicas


        Além de promover milhares de atendimentos nas áreas de saúde – com a realização de consultas, exames e distribuição de material educativo-, prestação de serviços de assistência social, educação, agricultura, das diversas secretarias e Emasa, a Prefeitura Móvel incluiu ainda a instalação do gabinete do prefeito inteiramente aberto à população, onde foram atendidas em seis horas 160 pessoas e lideranças da comunidade.

        O aposentado Valmir Machado, residente na praça da Piedade, encaminhou na entrevista com prefeito o pedido para que a Emasa faça uma revisão na rede de esgoto da rua Rio Branco, que tem apresentado frequentes entupimentos. Outra solicitação foi com relação à melhoria do sistema de abastecimento de água do bairro.

        A desempregada Josienne Nascimento solicitou ao prefeito ajuda na área social visando a sua possível inclusão no Bolsa Renda Municipal e sua acompanhante, Joceline Souza, elogiou a idéia da Prefeitura Móvel, que veio atender aos anseios de pessoas que em muitos casos têm dificuldade de acesso ao Centro Administrativo Municipal ou ao gabinete do próprio prefeito.

        Selma Azevedo elogiou o atendimento e a facilidade de acesso ao prefeito, a quem encaminhou o pedido de emprego para sua filha que está há cinco anos fora do mercado formal de trabalho e enfrenta dificuldades econômicas.
Por: Kleber Torres - Fotos: Pedro Augusto e Vinícius Borges 30-05-2011  
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...