quarta-feira, 11 de maio de 2011

Prefeito Azevedo analisa a presença do secretário estadual da saúde em Itabuna

Após visita do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, na última terça-feira (10), o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, torna públicas suas avaliações, para conhecimento da população. De um lado, ele enxerga como positivo o selar de convênios com o governo estadual. Destaca, sobretudo, o fato de, após mobilização dos deputados Luiz Argôlo (federal – PP) e de Augusto Castro (estadual – PSDB), a SESAB ter começado a se sensibilizar quanto ao fato de que “a Saúde de Itabuna precisa de mais recursos, porque vidas estão se perdendo”.

“Conforme a legislação do SUS, a gestão da Saúde é tripartite, é responsabilidade do Município, do Estado e da União; precisamos de investimentos para melhorar o serviço. O município de Itabuna está fazendo sua parte, os números mostram isso, mas precisamos que o Estado e a União, também arque com a suas responsabilidades. Esta é uma questão suprapartidária, estamos tratando de vidas e a vida é o maior bem que nós temos!”, argumenta o gestor.

Realidade do Hospital de Base

Capitão Azevedo admite que o aporte de recursos, mesmo ainda tímido, de R$497 mil para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães é um primeiro passo rumo a conquistas maiores. Ao avaliar a posição da Sesab de aumentar os recursos repassados à Santa Casa de Misericórdia, o prefeito declarou que espera da Secretaria Estadual da Saúde a mesma sensibilidade em relação ao HBLEM, que é 100% SUS.

Outro assunto abordado em Itabuna pelo secretário Jorge Solla foi a indicação de estadualização do Hospital de Base. Sobre tal proposta, o prefeito argumentou que ela não dá nenhuma garantia à solução dos problemas enfrentados pela unidade hospitalar, que na visão de Azevedo trata-se de injeção de recursos e não de gestão, já que, como é do conhecimento público, em diversas regiões do estado os hospitais administrados pela Sesab também enfrentam dificuldades. “Isso é uma clara evidencia de que não é uma particularidade do Hospital de Base de Itabuna, mas sim uma realidade estadual e nacional”.

Um passo para a Justiça

O gestor itabunense lembrou que o HBLEM atende a mais de 120 municípios e continua sendo referência para uma população de mais de dois milhões de habitantes. Portanto, ciente da realidade dos demais hospitais sob responsabilidade do estado, ele diz ficar “temeroso com a proposta da SESAB”. Além disso, ressalta ser uma realidade em todo o Brasil, inclusive uma postura defendida pelo Ministério da Saúde, a descentralização dos recursos. Isso porque “são os municípios que conhecem as demandas dos seus moradores”.


Por: Celina Santos reportagem: Osvaldo Bispo - Foto: Pedro Augusto – 11/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...