quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ceplac: Agropolo vai ser ampliado no Vale do Rio das Contas

O Agropolo de Fruticultura do Vale do Rio das Constas será ampliado dos atuais 15 para 20 municípios com a entrada de Aurelino Leal, Boa Nova, Gandú, Manoel Vitorino e Ubaitaba. O anúncio foi feito pelo presidente do Consórcio Intermunicipal Vale do Rio das Contas (CIMURC) e prefeito de Barra do Rocha, Jônatas Ventura, ao ser recebido pelo superintendente de Desenvolvimento da Região Cacaueira da Bahia da Ceplac, Antonio Zózimo de Matos Costa, na manhã de terça-feira, 18.

Os novos associados já foram convidados e a assembléia geral que vai homologar a adesão ao Cimurc e ao projeto de diversificação econômica do Agropolo de Fruticultura deve ocorrer no mês de junho. O prefeito Jônatas Ventura justificou que Aurelino Leal e Ubaitaba integram o Vale do Rio das Contas; Boa Nova e Manoel Vitorino, o Território de Identidade; enquanto Gandú está economicamente vinculado. “Portanto, o que se deseja é fortalecer a base e reforçar a luta pelo desenvolvimento regional”, disse.

No encontro com a direção da Ceplac, no Km 22 da Rodovia BR-415, trecho Ilhéus - Itabuna, o presidente do Cimurc avaliou como positiva a parceria de mais de 15 anos que promove o desenvolvimento sustentável de uma região agrícola, que precisa da orientação técnica aos produtores. “Vejo que a Ceplac continua com a bandeira do desenvolvimento, assistência técnica e extensão rural. Estamos vencendo a vassoura-de-bruxa com alternativas agrícolas viáveis como a fruticultura, mas é preciso profissionalizar o agricultor e incentivar o associativismo”, afirmou Ventura.

O superintendente da Ceplac Antonio Zózimo Costa ressaltou os resultados alcançados pelo Agropolo, cuja área cultivada com a fruticultura atinge 1,2 mil hectares em 15 municípios, contando com 637 produtores rurais, produção de 5.712 toneladas anuais de frutas, 3.690 empregos diretos e valor da produção de R$ 6,9 milhões. “Acima da estatística, a promoção do desenvolvimento socioeconômico, agregação de valor à produção e receita ao produtor de cacau”, declarou.

O representante da Ceplac no Consórcio, economista Antonio Carlos Araújo, afirmou que a reunião fortaleceu a parceria e permitiu a revisão do acordo de cooperação. “Vamos conversar com os parceiros institucionais - Seagri e outras secretarias estaduais, EBDA e Sebrae - para continuar apoiando o Agropolo”, informou. O encontro também contou com a participação do chefe do Serviço de Planejamento da Superintendência, Mário Tavares, que sugeriu parcerias com Instituto Frutal e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Institucional em torno das cadeias produtivas.

Num seminário programado para Jequié o prefeito Jônatas Ventura disse que vai defender a implantação de patrulha mecânica para melhoramento das estradas vicinais e escoamento da produção agrícola dos municípios integrantes do Cimurc. “A maioria dos municípios conta com eletrificação rural, alguns em mais de 80% do território, o que facilita a agro-industrialização, mas precisamos melhorar o acesso às propriedades”, justificou.

ACS/Ceplac/Sueba
Por; Luiz Conceição
18 de Maio de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 Encontro Telebahianos muita alegria e emoção.  Encontro memorável dos ex-colegas da antiga TELE...