terça-feira, 26 de abril de 2011

Saúde faz atividades pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

A Secretaria da Saúde, através do Centro de Atendimento do Diabético, Hipertenso e Idoso (Cadhi) de Ilhéus comemorou nesta terça-feira (26) o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, com o tema “Quem tem bom coração combate a hipertensão- Eu sou 12 por 8”. Essa é a temática de 2011 da campanha humanitária de prevenção, diagnóstico, tratamento e controle da hipertensão desenvolvida pelo Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, com o apoio de diversas entidades, e da Secretaria estadual e municipal da Saúde.

A ideia é divulgar à população a necessidade de se medir a pressão arterial, aumentar a detectação precoce da doença e estimular a prevenção e o controle, pelo estímulo à adoção de alimentação saudável, da prática de atividade físicas e, se necessário, o uso regular de medicamentos indicados pelos médicos. O Cadhi em Ilhéus realizou diversas atividades na sua sede na avenida Soares Lopes, através da sua equipe multidisciplinar para tratar sobre a hipertensão. O público-alvo da campanha são os idoso, hipertensos e diabéticos. Foram ministradas palestras com as enfermeiras Juliana Pacheco, Gracile Moura, e com a educadora física Ednajara Pinheiro. 

Ainda durante o período da manhã, foi realizado com os participantes um alongamento seguida de uma caminhada na avenida Soares Lopes. Também foi oferecido um café da manhã, já com uma abordagem prática sobre a importância da alimentação saudável. Na oportunidade, foi desenvolvida ainda a Campanha de Vacinação contra a Gripe, na qual todos maiores de 60 anos presentes foram imunizados.

O Cadhi conta com um quadro diversificado de profissionais como geriatra, enfermeiros, cardiologistas, endocrinologistas, angiologista, ortopedista, endocrinologista, clínicos gerais, psicólogo, assistente social, educador físico e nutricionista. Por ser um centro de referência, os pacientes são encaminhados através dos Postos de Saúde da Família (PSF) ou pelas unidades básicas de saúde do município. O Cadhi funciona de segunda a sexta, das 7 às 17 horas.
www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...